26 de ago. de 2012

Como nasce um meme? Ecce Homo.


'É proibido proibir' é um meme. Vale  o mesmo para: 'A censura é uma bobagem'. Outro meme : ' O cão é o melhor amigo do homem'. A única coisa efetivamente espantosa nesses memes todos é que os repetem e os reproduzem os que proíbem, censuram e abandonam seus cães.
Os fatos: A Europa em crise, a Espanha, particularmente afundada nela, a tal ponto que de amarguras econômicas e de seus apocalipses prometidos, andavam todos saciados. Nesse contexto à restauração birrenta feita por uma anciã ao Ecce Homo de uma igreja de Saragoça desse volta ao mundo. Uma velha tão beata, quão inocente e sua peripécia cômica concorriam com infinidade de fatos risíveis que aconteciam pelo mundo afora e os venceu.
Penso que vivemos o momento, 'que se foda', Snafu, situation normal, all fucked up, e nessa desrazão o Ecce Homo da Cecilia rodou por mais de 130 países, e tanto faz, roda como roda uma piada, catástrofe ou a prova de uma corrupção.
E tanto faz, snafu, se o mundo já não tem ordem moral ou cultural, e algo particular se transforma em epidemia mundial. Outro fato interessante é da autora ser uma avozinha. Se os jovens dizem, 'que se foda', a velhinha também o diz.
Ela uma humilde pintora aragonesa, que com sua audácia causa um dano inimaginável ao já desgraçado Ecce Homo, pintado por outro pintor medíocre e sem importância artística. O espanto está em que o fato tenha sido estampado no NYTimes, Le Monde, ElPais, A Folha, O Estado, A Cidade, ou seja a vitória da banalidade no centro “mesmo” do 'sublime'.
Ah, o mundo da estética. Oh, o fechado círculo da estética, onde o feio muito feio deriva em grotesco, e o grotesco se assemelha ao risível, ao final, um mal-estar oferece bem estar, e da repulsa vai-se à simpatia.
Foi o que a velhinha, de um Cristo carcomido pela umidade e o salitre, com a força de sua audácia inocente, fez um filho de deus mais feio que a Araci de Almeida.
O meme é imprevisto, como aqui na Rede nos tornamos imprevistos, ainda que inicialmente parecíamos mais infantis, ou adultos se comportando como crianças, não nos transformamos em seres pueris, mas mais bem em cínicos.      

Nenhum comentário: