1 de nov. de 2010

DISCRIMINAR. Culpa difusa.

“Riobaldo, não se
matou a Ana Duzuza... Nada de reprovável não se fez...” –
falou. E eu não respondendo. Agora, o que era que aquilo me
importava – de malfeitos e castigos? Eu ambicionava o suíxo
manso dum córrego nas lajes – o bom sumiço dum riacho mato
a fundo.
João Guimarães Rosa.

A educação formal,ou não, visa estabelecer fronteiras comportamentais necessárias. Tanto à convivência pacífica como a produtiva no tecido social. Estas zonas fronteiriças sempre estiveram no centro do debate educacional. Os horários, a rigidez, a presença, a atenção e o controle são atos de um ordenamento que conforma o dado civilizatório e adequa o indivíduo ao processo produtivo e social.
O fim da ditadura foi acompanhado da também desestruturação do núcleo duro da família, automática e instintivamente. A ditadura, os pais e os professores batiam . A igreja recomendava. Era feio apanhar, mas não era feio bater. Assim passamos da submissão familiar e social quase total a uma total insubmissão.
O professorado paulista não participou do processo de lutas reivindicatórias, iniciadas pelo operariado paulista. Por não participar não se organizou. Por vários motivos. Dos mais mesquinhos: por presumirem-se classe especial, ao mais nobre, por serem no exercício do seu quefazer efetivamente uma classe especial. Aqueles professores em geral pertenciam a famílias tradicionais, donos de propriedades, comércios e possuidores de outras fontes de renda. Também no atacado eram mulheres, que não dependiam exclusivamente daquela fonte de renda.
A classe média e alta ribeirão-pretana fugia da rigidez e alto nível, - do Décio Setti grande professor de física - do O. Mota para as escolas particulares para-passar-de-ano.
Até então as escolas particulares tinham fama e eram diferenciadas e reconhecidas negativamente perante as estaduais. Por outro lado o vestibular motivava a concorrência entre aquelas. E rapidamente o quadro se inverteu. Ao mesmo tempo em a ditadura arrefecia, abrandava e surgiam as primeiras greves no ABC.
A democratização da educação formal, significando maior contingente de educandos, fazendo que a classe média, no uso do direito de se auto segregar – hoje muram o neo-feudo - , migrasse definitivamente para a rede particular. A migração de professores à rede privada pelos melhores salários. A perda de autoridade do professor ( fim da punição enquanto método). Substituido pelo descaso. Que é a pior punição possível. O acirramento da luta por vagas nas universidades públicas. A não substituição dos então valores de classe média por outro qualquer. A consequência desta ausência de valores. A irrelevância do ensino face aos salários praticados no mercado terciário. A mesma insignificância destes salários para os docentes da rede pública. A alta frequência na implementação de mudanças de conteúdo, contexto e metodologia imprimidas à educação estadual nas duas últimas décadas, sem tempo sequer para pensar, que dirá ser. Este conjunto não poderia mostrar cenário mais desolador. Eu não creio em culpa, mas ela é difusa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pô, Galvão, seus textos estão tão bons e cristalinos que começo a acreditar que vocêé uma pessoa inteligente!

JORGE