3 de nov. de 2010

DISCRIMINAR. Pouco.

Não sou tímido nem um seu contrário. Eu...
Sou pouco.
Mesmo assim tenho sempre que defender este pouco ser. Querer tomar-me menos. Mas, não sou menos.
Sou pouco.
É pouco. Mas, a um tempo é bastante.
Não se trata de ter. Que tenha pouco. Passar a ter muito. Ou mesmo tudo.É um pulo.
Porém mais não posso ser.
Tampouco tudo.
Jamais serei tudo, contudo menos apoucado.
A primeira vez que fui a Brasília levou-me uma flor paulistana. Achei o congresso pouco, mas com vontade de grandeza. Em seguida fomos ao Teatro Nacional assistir à peça Vestido de Noiva. Aquelas três dimensões da psique e a tragédia humana não me deixam.
Ninguém presta na peça.
Partindo do princípio de que as relações sociais são perversas, todas as atitudes das pessoas se revelam em hipocrisias, a competição desleal, os desejos proibidos, o conformismo imbecilizado ou o inconformismo agressivo, enfim, é um universo de obsessivo pessimismo. A ponto de ser irrefutável a igualdade que Alaíde sente entre estar casada ou Pedro estar morto.
Saí do teatro e não me recompus.
Na volta olhava o congresso nacional com tristeza. Diminui importância ao fato e fui a uma festa em Taguatinga. A casa da festa havia sofrido uma dedálea transformação. Suas paredes recobertas com papelão pintado, cediam intenções de caverna à suas pinturas rupestres: Abaixo a cultura burguesa.
Tudo era um labirinto quando chegou Ziembinski. Ele não sei, mas eu preferia ser fauno a Minotauro. Tudo culpa de Mallarme.
Como se fossemos amigos pousei meus braços nos seus ombros e meus dedos sentiam seus os ossos saltados de sua coluna vertebral, disse-lhe cara a cara: O vestido é um monumento à tragédia judaico-cristã, mas ao congresso nacional lhe falta espessura ou lhe sobra altura, não acha! Ao responder-me ouvi seu hálito morno: Os monumentos reduzem os homens às suas reais dimensões.
Fiquei com medo de ser reduzido. Assim sem amesquinhamento passei a limpo o meu projeto. Disse: doravante serei irredutível. Exato. Pouco.

Nenhum comentário: