28 de set. de 2012

Quimera.



Por muito que procurei, na Ilíada, sua única aparição, não pude ouvir dos lábios de Homero sua descrição. Se houvesse encontrado teria ouvido: Quimera é de linhagem divina e quem a avistasse de frente viria um leão, de lado uma cabra e pelo fim uma serpente; botava fogo pela boca e foi morta pelo formoso Belerofonte, filho de Glauco, tudo pressagiado pelos deuses. Cabeça de leão, barriga de cabra e rabo de serpente. Mas não é o que vejo na escultura de Arezzo, pois ali tem três cabeças, de leão, de cabra e de cobra, assim não é o rabo da serpente, mas o rabo é a cabeça da serpente.
Joyce no seu Ulisses usa essa metáfora: “Máquina é seu grito, sua quimera, sua panaceia”. E isso é o homem, nada mais, nada menos, o homem que somos todos nós, que não é nem anjo nem demônio, este prodígio, este monstro, esta quimera. Marx n'O Capital: “Faz um momento, o cidadão, levado pela quimera racionalista e de sua embriaguez de prosperidade, proclamava o dinheiro, como ilusão uma vacuidade”. Ou Cervantes no Quixote: “Y el portero infernal de los tres rostros, com otras mil quimeras y mil monstros, lleven el doloroso contrapunto; que outra pompa mejor no me parece que la merece un amador difunto.” ou ainda: “... caballeros andantes parecen quimeras, necedades y desatinos...”, “...grandes quimeras de nonadas...”, então a coisa via de regra fica séria e Foucault afunda o pé na lama em Ordem do discurso: “... para se cair não importa quê discurso, não digo no erro, mas sim na quimera, no sonho, na pura e simples monstruosidade...”, mas Kant quer que economizemos esforços, botando franqueza em nossas tarefas, simplesmente deixando de persegui-las.
Mas aqui na solidão de mim, uma mão me toca o ombro e sussurra “sei que não é verdade, sei que são as quimeras da noite, mas não te movas”. Confesso que me envergonhei ao reconhecer o terror, o espanto que ela me inspirou, de intensidade e insensatez tamanhas, que me pareceu real, por não me ser dado o dom de tal coisa conceber. Ainda agora o tritinar de grilos silencia um segundo antes do pio da coruja, o silêncio e a loucura de todo pensamento sobre o grande problema das condições sociais, não é impossível que o homem, o indivíduo, em certas circunstancias insólitas e sumamente fortuitas possa ser feliz, pequena,e essa pequena felicidade refutaria o dogma de que na natureza humana se oculta princípio antagônico dela, porque a miséria humana nasce da violação de umas poucas e simples leis de humanidade, que possuímos, sim elementos de contentamento que se possa aproveitar, ninguém em seu juízo perfeito pode duvidar.
Penso que acabamos por nos entendermos, ele me diz, mas se em busca de quimeras afugento as minhas lhe digo e faço sem a ajuda do nobre fidalgo, com sua pena de galo no chapéu. Levanto a cabeça e posso erguer o braço e elevá-la, acima de mim, afinal ela foi cortada por Perseu, ou levá-la como uma baguete, debaixo do braço. Sempre, o afã, é quimérico, ele me diz, aparecem e desaparecem num piscar de olhos.

Saúde a aquele que não lhe agrada sentar-se junto de Sócrates e falar com ele, a quem não condena a arte das musas e não olha desde acima com desprezo o mais elevado da tragédia! Pois é vã necedade gastar ciúmes ociosos a discursos vazios e quimeras abstratas. Aristófanes.    

Nenhum comentário: