28 de set. de 2012

HANIEL, KAFZIEL, AZRIEL E ANIEL.





Na Babilônia, Ezequiel teve uma visão de quatro animais ou anjos, ““ e cada um Tinha quatro caras, e quatro asas e “ as figuras de suas caras eram a face de homem, e cara de leão a direita, e cara de boi à parte esquerda e os quatro tinham assim mesmo cara de águia””. Caminhavam para onde lhes levava o espírito, “ cada um em obediência a sua face”, o de suas quatro faces, talvez crescendo magicamente, ia aos quatro ventos. Quatro rodas “tão grandes que eram horríveis” seguiam aos anjos e estavam cercadas de olhos.
Memórias de Ezequiel inspiraram os animais da “Revelação de São João”, em cujo capítulo quarto se lê:
“ E diante do trono havia como um mar de vidro semelhante ao cristal; e no meio do trono; e ao redor do trono quatro animais cheios de olhos adiante e atrás”.
“ E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal, semelhante a um bezerro, e o terceiro animal tinha a cara de homem, e o quarto animal, semelhante à águia que voa. E os quatro animais tinham cada um para si seis asas em volta; e dentro estavam cheios de olhos; e não tinham descanso e passavam dia e noite dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir”
tradução não ortodoxa desde.
 livro de J.L.Borges.
Libro de los seres imaginarios.
segunda edición en Club: octubre 1982.
Ed. Bruguera SA. Barcelona.

Nenhum comentário: