6 de out. de 2011

Ilíada. Canto IV. Violação do Juramento.

AGAMENON PASSA AS TROPAS EM REVISTA.


Menelau procura pelo camafeu de batalha e recebe uma frechada na cintura, qual lançou Pandaro, e assim rompe-se a trégua assinada pelos dois exércitos, antes que houvesse começado o singular desafio entre Paris e Menelau.

Os deuses entretanto, discutiam, valoravam a luta entre Menelau e Paris. Mas o Crônida estava mais preocupado em aborrecer, pentelhar a Hera (…) 7 disse: duas são as deusas que protegem a Menelau, Hera argiva e Atena alalcomênia; mas sentadas a distância, se contentam em olhá-lo; enquanto que Afrodite, amante do riso, acompanha constantemente o outro, Paris, que agora mesmo acabou de salvá-lo , quanto ele mesmo cria que ia perecer.

Os deuses especulavam se Menelau deveria levar Helena, e Priamo seguir com sua Troia povoada.
Zeus seguia amontoando as nuvens. Mas como Hera, a dos olhos de bezerra, seguia tocando-lhe os colhões disse-lhe: Infeliz! Para que destruir Ílio? (…) Assim respondeu a Veneranda de olhos de novilha: Três são as cidades de minha preferencia: Esparta, Argos e Micenas, a de ruas largas, sei que se as quisesse destruir de nada valeria meu esforço diante de sua superioridade....

Os deuses agem como se estivessem assistindo um seriado americano. Mas nas praias troianas, Menelau sofre com a flecha de fresno. Logo chega Asclepíada, médico chamado por Agamenon o rei de homens, que arranca a flecha e chupa o sangue negro do loiro Menelau. Agamenon temeu pela morte do irmão, mas ao vê-lo safo pôs-se a desafiar, que lutassem, a todo o grego exército, chegando mesmo a ofender e increpar aos mais reticentes. Então Ulisses, o rei dos ardis, disse-lhe: que palavras deixastes escapar pelas cercas de dentes que tem nessa tua boa? Porque dizes que somos remissos? Vão e sem fundamento é a tua tagarelice. Então Agamenon vendo que havia dado bom dia a bois, retratou-se: Laértida! ( pois Ulisses é filho de Laerte) da linhagem de Zeus! Ulisses fecundo em ardilezes! Não foi a minha intenção.... enfim baixou a bola.
Assim com a moral tocada e os brios chamados se puseram os gregos a enfrentar os troianos numa encarniçada batalha (…) 539 E quem, sem haver sido ferido de perto ou de longe pelo agudo bronze, houvera percorrido o campo, levado pela mão e protegido das setas por Palas Atena, não havia participado dos fatos das armas, pois aquele dia, numerosos foram os troianos e aqueus que jaziam, uns juntos aos outros, caídos com a cara no pó.

Nenhum comentário: