7 de out. de 2011

Alçar-se. Primórdios da fala. Ou Tengo Miedo: arqueologia da fala.


O pré-humano andava de quatro patas. Olhos fixos, postos, quase rentes do chão. Não podia falar. Sequer o ar saía desimpedido pela goela. O peso da cabeça pressionava as cordas vocais, quando não, produzia incerta guturalidade, espasmódica e assustadora, pelo espanto do divisado; ao botar-se de pé. Outra dificuldade, a do equilíbrio, dai a necessidade do rabo, não como apoio forte, mas como bengala, antena, antes talvez do labirinto, só para que não caísse de costas. Poucos animais poem-se em decúbito dorsal, naturalmente. Algo houve que o forçou a endireitar-se, por-se ereto. Fazendo com que houvesse uma liberalização das cordas vocais, o fortalecimento dos músculos entorno ao pescoço, diametralmente opostos ao que ocorria antes, ao andar de quatro. Tudo possibilitou a emitir sons variados, dada a maior liberdade do aparelho fonador. De pé, passou a ver longe, e ver formas, acontecimentos e coisas até então não vistas, que necessitavam ser nomeadas, talvez os primeiros substantivos, não necessariamente comestíveis, não necessariamente perigosas a manutenção da vida, mas de alguma forma espantosas, os primeiros adjetivos. E se ao ficar de pé, espantou-se, descobriu o horizonte, com luxo descreveu-o com onomatopaicas sonoridades. Vi nuvem elefante tornar nuvem girafa. De alguma maneira a descrição do espanto, do narrador, se repetiu o espanto no outro, o ouvinte. Não creio que todos falassem. É possível que o falar nos primórdios da fala tenha gerado divisões, familiares, tribais. Assim como o subir em árvores, ou em mirantes de qualquer espécie, deve haver gerado hierarquia. Desse modo o pré-humano que andava de quatro patas, empertigou-se e só então subiu em árvores, não para defender-se, mas para diferenciar-se, e lá do alto anunciou uma manada de bisões, uma enchente ou um lago que a savana encobria. Ou ainda disse: grande água. Dessa maneira, antes de inventar a negação fonada, fez a negaça com as meias rotações da própria cabeça e acrescentou: atravessar outro lado, de onde via, do cimo da anzinheira um outro bando “de quatro” passiveis de serem surpreendidos. Mas certo é também que quando batia com a queixada no peito: sim atravessar, caminho livre, outros de quatro.            

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