Do que pertence ao mundo dos juízos anteriores ao ato.
Cândido chegou a Lisboa na hora do terremoto. E para que a terra parasse de tremer, os sábios coimbrãs, depois de longas conversas decidiriam por um belo auto de fé, onde algumas pessoas seriam queimadas a fogo lento, em pompa e circunstância. Os escolhidos foram um biscainho, por haver se casado com a comadre, Cândido por haver ouvido e Pangloss por falado e dois portugueses por apartarem o bacon que envolvia o frango assado. Ileso, Cândido termina por encontrar sua amada na casa de Don Isachar, banqueiro, que fora obrigado a dividir casa e amante com um eclesiástico, que o ameaçara - o não comedor de bacon - a uma bela fogueira. Pois Cândido que fora surpreendido por don Isachar - que não aceitará redividir sua parte da amante com um terceiro - sangrou-o e fez o mesmo tudo em sequência com o eclesiástico. A amada, Cunegunda, descabelou-se e não entendeu como Cândido, por isso, em dois minutos matará a um judeu e um padre.
Passado outras aventuras, Cândido e Cacambo esbarram com um negro caído, vestido com meio calção azul, ao qual lhe faltavam também a perna esquerda e o braço direito. Cândido o interpelou para acabar de saber que seu patrão o deixara daquela maneira com a ajuda da moenda, que lhe cortara o braço, por imperícia, e o patrão a perna, por haver fugido, e que tal era o preço do açúcar que Europa comia.
O negro lastimava pela incerteza de que seus atos houvessem feito felizes os brancos, mas tinha absoluta certeza de que os cachorros, os macacos e os papagaios eram mil vezes mais felizes que ele. E para empiorar seu desentendimento, os jesuítas holandeses lhe repetiam a cada domingo que todos eram filhos de Adão. Negros e brancos. Que não se interessava por genealogias, mas, se a prédica é verdadeira, que brancos e negros seriam irmãos, e que não se podia tratar de pior maneira a um irmão.
Ouvindo isso, Cândido, quis renunciar ao otimismo, creio que se esqueceu de renunciar ao ter de esclarecer ao negro o significado do palavrão dizendo: otimismo é defender com obstinada veemência que tudo vai bem quando é justo o contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário