17 de jan. de 2015

A Secretária de Segunda Mão.

Aonde vou botar a secretária de segunda mão que comprei para o computador? Aqui? Naquele canto? Gosto dela onde está, de cara para a parede, com o quadro que pensava que me faria entrar para as artes plásticas. Nessas coisas sou prático, não consigo elaborar, boto e vejo e corrijo se for necessário. No meio do caminho? Tem certeza? Há bastante espaço, não há porque tropeçar! É! Então... e pensando bem, muda o ponto de vista, claro, não automaticamente, não é sentar ali e pronto. É sentar um monte de dias enfileirados, olhar tudo desde lá, ler desde lá, responder, escrever, perguntar, propor, mudar o ponto que sempre fixo o olhar, entre a meia parede e o teto, que é lá onde tudo se explica, ou se confunde. É ver tudo desde o meio do escritório. Quem diz escritório, diz mais coisas. Ainda nem sentei naquela cadeira diante da secretária, mas é como se já tivesse sentado, com o novo ponto de vista, com aquele ponto de vista já aderido aos ruminantes, a ponto de desfazer o velho ponto de vista, e olha que isso não é uma publicidade de móveis. Desde o ponto de vista da cadeira da secretária do computador, que posso chamar de ponto de vista da cadeira, vejo tudo o que antes via, mas agora vejo diferente, como se eu não fosse eu, senão um tipo de narrador onisciente, que observa a cena desde fora e a pode descrevê-la como se fosse um manual, não esqueça que quem diz cadeira, escritório diz mais coisas, todas as coisas, e me pergunto, porque comprei uma secretária de segunda mão, para me dar conta que está tudo bem, bastante bem, mas bem do que pensava antes da secretária de segunda mão. Então chega o dia que já tenho o novo ponto de vista, e já o posso usar para tudo, inclusive fora do escritório, na cozinha, na churrasqueira, pelas ruas, e por onde fixo o olhar, vou vendo que não está nada mal, que há muita coisa que se encaixa, que são muitas as coisas que têm o seu lugar próprio, e já faz dias, semanas, meses que poderia dizer que sou feliz, bastante feliz, por não adicionar nem um mas logo depois, é só botar um ponto e seguir. Feliz. E então sento onde me sentava antes, e olho a secretária, e continua não sendo um anúncio de móveis. Falta pouco para recomendar a todos os meus amigos, que agora boto ponto final e um adjetivo, sem mas, e o adjetivo quase foi tarde demais para pronunciá-lo, que comprem uma secretária de segunda mão e a pousem no meio do escritório, quem diz escritório diz mais coisas.

Nenhum comentário: