19 de nov. de 2014

A dor é o real, único. Hurt. Johnny Cash


Uma tentativa de tradução de Hurt que Johnny Cash converteu no seu epitáfio. Cash uma lenda da música norte-americano do séc XX, viveu com intensidade 'virtual' nos paraísos que o álcool e as drogas franqueiam, mas como 'alguns', de sua geração, sobreviveu ao vício, e até uma tentativa de suicídio sobre o palco em 67 na mítica Nickajack Cave. Mas no fim do caminho, senta-se e só diante das sombras, faz esta simples versão, com uma nudez que aspira à essência. Um balanço final doloroso. Uma leve esperança. Uma guitarra acústica. Um piano que soa como um martelo cravando cravos no próprio ataúde. Seus dedos neste videoclipe tem o alento da morte sob a pele. Não tem voz, mas ela aparece, nasce, cresce na gravidade, um grito de socorro desde o fundo do poço, mendicante de uma segunda oportunidade, voltar a viver, encontrar o caminho que redima. Apesar de tudo, já é tarde: enterremos o passado, mas tudo é recordação. Demolidora: você já está como qualquer outro, eu ainda estou aqui. Dignidade é a dor que se revela como o único real.

Não sei se ainda sinto,
para saber se me faço mal.
me centro na dor,
é o único real.
\ a agulha faz um buraco,
na mole e antiga morte.
quero enterrar o passado,
mas tudo é recordação.
Sabe, não me reconheço, doce companhia. Todos que conheço se me vão ao final.
Poderia ter tido tudo,
império ao meus pés.
Te deixarei só
e te farei muito mal.
Levo coroa de espinhos
ao trono dos mentirosos.
Promessas não cumpridas,
que já não cumprirei.
Sob as marcas do tempo,
o sentimento morre.
Você já é um outro. Eu ainda estou aqui.
Se pudesse voltar a viver,
daqui a um milhão de milhas,
poderia proteger -me,
encontrar um caminho.
I hurt myself today
To see if I still feel
I focus on the pain
The only thing that's real
The needle tears a hole
The old familiar sting
Try to kill it all away
But I remember everything
What have I become, my sweetest friend?
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
I wear this crown of thorns
Upon my liar's chair
Full of broken thoughts
I cannot repair
Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I am still right here
What have I become, my sweetest friend?
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
If I could start again
A million miles away
I would keep myself
I would find a way

Nenhum comentário: