18 de jul. de 2013

Neo Massa.

Neo-Massa.
Comunicação total? Não saberia dizer, mas mais conectados que nunca, ainda que mais peso especifico ganhe a solidão. Sabemos tanto do que acontece aqui, ali e acolá, perto ou algures remoto da nossa realidade que irrefreavelmente saí das profundezas a vulgar ''voz da consciência'' para nos falar em tom diáfano, sobre a vida dos outros e da nossa, que desde sempre esteve jogada no meio do mundo. Cara a cara às injustiças, alegrias e dores, girando como aquelas espirais de desenho animado a nos hipnotizar. Por vezes gostaria de saber da minha intimidade projetada, se devia ou não gestioná-la?

Grafite.  Carrer Marina amb Concell de Cent, diante da estação  de Metro "La Monumental" Linha 2, de Barcelona.
Serão tempos privilegiados para a consciência ou não? Pode-se dizer que há quem nem tenha consciência e gastem seu tempo maquinando enganos, estafas, abusos aos mais frágeis, aparentemente impunes. No entanto cada vez menos pessoas permanecem caladas, e aparentemente também querem se consciencizar delas próprias e do mundo. Gente interessada em tudo e donos de uma consciência, até mesmo beligerante. Pouco a pouco vai se formando e conformando a nova massa.
Os partidos políticos, ainda que malogradamente, representem o ponto de fuga da moral individual para uma vida em comum, se encontram cada vez mais renegados, retardatários diante das urgentes transformações atuais, e impotentes veem seu papel formador de ideologias coletivas nada representar. Mais ainda os grandes partidos, estão se degradando, dissolvendo, e alguns beiram o ridículo e provavelmente o desaparecimento.
A transversalidade é uma exigência em todas as nossas atividades, cientificas, culturais, produtivas e por que não a política? E na politica os partidos políticos, porque as consciências de hoje são vultosamente transversais, a ponto de cindirem-se em duas ou mais consciências, uma espécie de esquizofrenia, mas que estão dispostas a mudar algumas coisas importantes, principalmente quando se refere ao exercício do poder.
Por outro lado a necessidade de equilibrar a felicidade em vez de cindi-la, como a brutalidade com as elites querem romper o processo histórico, num perigosa volta ao passado.
Exercício de liberdade. A liberdade é uma arma perigosa se manipulada, ou quando se encaminha a finalidades perversas, como a gestão da informação que por hora tem se apresentado.
A consciência jogada no meio do mundo vai se adequando aos cenários que se apresentam, se adaptam, julgam e atuam, e por fim podem até serem demissionárias. Afinal demitir, tanto quanto se revoltar também transforma.

Nenhum comentário: