15 de abr. de 2013

Ao operário é vedado beber Romanée Conti.


         O PT não é um fenômeno absoluto em si, é uma construção histórica, inclusive no plano dos discursos, no plano das palavras. Digo PT como poderia dizer outro partido qualquer, mas o PT é a questão, é o fato e de fato é algo realmente importante, para o bem e o mal, no plano da política nacional, e seu aniquilamento atende a interesses classistas.
         Somadas ao plano dos discursos e das palavras há também as referencias discursivas e a formatação de nossas ideias. Daí a dificuldade de muita gente em entender que negar o PT é negar a história recente do país, e negar a história recente do país é voltar ao final da década de setenta, o que por si é uma impossibilidade, física e cognitiva, e por conseguinte passar a limpo a história do PT – seus atos o que em si também é contraditório, porque implica na marginalização de todo e qualquer cidadão que teve participação ativa nesta história recente do Brasil, ainda que seja por um mero voto –; assim passar a limpo o PT passa obrigatoriamente por passar o Brasil a limpo. Não é tarefa impossível, o que é impossível é apagar essa história. Deve-se entender fenômeno absoluto como uma entidade que exista de per si, nascida e crescida dela mesma, apartada de toda a sociedade brasileira, como ademais nem uma mera canção o é. A geração espontânea há tempo  foi banida do pensamento ocidental.
Por outro lado e  ainda que se questione a efetiva prática ''do social'' programática do partido, a ideia de que o social passa pela distribuição de renda já é uma realidade dentro da população interessada na renda. e que isso se dá pelo direito e não caritativamente. A ideia de direitos sociais foi aguçada. A ideia de direitos iguais é defendida por todas as categorias minoritárias.
             Aquela história de que '' ah o mundo é assim!'' '' o processo é natural, cada qual para o que nasce, cada qual com sua classe...'' desaparece com os avós de hoje. É certo que exista uma rebelião subjacente, um enfrentamento, e ele é irrevogável se não houver mais concessões ao bem estar social e ao estado de direito. Talvez isto possa explicar a ''vista grossa'' que os petistas fazem à totêmica corrupção levantada pelos opositores. No que a massa passa a dizer: quero participar desse festival do consumo.
             Por outro lado e é por isso que há o esgarçamento claro e evidente, uma parte da sociedade simplesmente não aceita estas possibilidades, porque senão vejam, o que incomodou a sociedade não foi o fato do Zé Dirceu, o Lula beberem Gran Cru Romanée Conti enquanto homens públicos, mas por homens públicos advindos de classes sociais ''inferiores'', sendo que FHC também os bebeu, e no palácio tinha sua chefe particular e bem me recordo de Carla Pernambuco e o seu Carlota que estava em alta naqueles idos. A noticia foi veiculada e pareceu a todos que era normalíssimo, como sapato preto ornar com meias pretas.
            A violência deriva um pouco deste delta entre as rendas, é inapelável. A ideologia da direita é criar a maior população carcerária do mundo. A solução efetiva no entanto não existe se não passar por uma profunda distribuição de rendas. 

Nenhum comentário: