9 de out. de 2012

Santinhos?



Para melhorar a qualidade do voto, antes temos que melhorar a qualidade de nossa charcutaria.

É básico. Se não sabemos escolher a calabresa, a pergunta já vem implícita, vou redundar, como poderemos escolher políticos Há vários caminhos e argumentações possíveis para seguir a analogia.
 Fazer do político calabresa, é fazer do seu fabricante o povo - seu gerador-. O político nasce, emerge do e no seio da sociedade. Os políticos não vêm de outro planeta. Assim como a calabresa tem origem bem conhecida – ou deveria ter procedência, ingredientes etc conhecidos – o quê nem sempre é verdadeiro. E por incrível que pareça é mais que analogia, é a origem – como muitas outras situações – da falta de qualidade do voto. Excetuam-se as raras butiques, de luxo, onde algum produto nacional é diferenciável pela qualidade, além do rótulo, no demais a escolha se dá pelo preço, porque todas são ruins.
 Entretanto há quem acredite, via publicidade, que há diferenças significativas entre uma e outra, sendo todas produzidas a toneladas, cozidas pra dedéu, lotadas de sal via nitrito de sódio uma infinidade de produtos químicos ora reguladores, potenciadores de sabor, corantes, aromatizadores, extensores (que ligam água e gordura) etc.
Quero dizer com isso que a escolha, como ela se dá hoje, é mero exercício de consumo. E volta-se à partida. Como consumidores não sabemos escolher embutidos!
Desta maneira é fácil compreender como as grandes industrias gastam mais em publicidade que no desenvolvimento da qualidade, para realmente diferenciar o seu produto. Não precisa ir muito longe, uma das marcas de cerveja mais cobiçadas pela massa, de memória, nada fez senão mudar sua apresentação, chegando ao cúmulo, para vender o mesmo como melhor,  diz que antes todas empanzinavam, incluso ela mesma. Aonde isso nos leva? Aos Santinhos.
Passei o dia 'ajudando' meu candidato. À porta da zona eleitoral, montes de santinho, santinhos aos montes, fica melhor.
Por que? Porque o eleitor, parte dele, de todas as classes, pesquisa visual, empirismo, pois o colégio onde 'trabalhei' é secção dos moradores dos condomínios que circundam Bonfim. Vi muita gente agachar e colher uma 'santa' criatura e ir por ele votar. Havia disfarces. Enfim detalhes novelescos. Somos um povo novelesco, atuamos como se fossemos personagens dessa grande novela. Não sabemos dizer o não ou o sim, sem intercalar uma novela. A prova cabal é a quantidade de votos totalmente fora de contexto, votos em candidatos que nem sequer colaram cartazes, ou vieram aqui, ou distribuíram santinhos antes, somente no dia forraram o asfalto, passou um eleitor, pegou, votou.
O desinteresse em participar da vida política, o que é em si fatal, leva a que o eleitor seja tratado como consumidor, o que é absolutamente real. Antes da eleição escrevia sempre pedindo a participação. Devemos participar, nem que seja com o espírito festeiro, porque é uma festa.
Um delegado de partido, ficou i-n-d-i-g-n-a-d-o com a montoeira de papeis, encontrou uma vassoura e começou a varrer, santa crueldade, o homem vestido pelo seu partido no limite da legalidade, teve a pachorra de ir buscar sua pick-up, também ela toda adesivada, estacionou bem na boca do colégio... eu estava lá, e disse-lhe, pouco, sendo do partido que era!
Agora para um povo que joga tudo na rua, restos de sorvete, copos de água, vasilhames em geral etc, coisas que fazem essa indignação novelesca, como já disse, é uma atitude hilariante por postiça.
O sujeito – verdadeiro suíço! - a se espantar com os santinhos, é para c. de rir.


Nenhum comentário: