11 de out. de 2012

Mensalão | Paredón via charge de Dalcio Campos.




Se quero refletir a respeito da realidade, por incrível que possa parecer, devo recorrer a grandes artistas. Nesse caso em particular, encontrei numa charge de Dalcio Campos, um dos maiores cartunistas do país – que publica no Correio Popular de Campinas – o material pronto. A síntese de nosso momento político.
O pelotão, o fuzilamento subjaz, e a justiça cooptada, alinhada às baionetas e tudo sob a batuta do Ministro Joaquim. Por um momento me lembrei do processo de Danton. Só o clima, nunca a essência, por esgarçamento da putrefação dos ideais revolucionários. Sou homem do meu tempo e isso é pura imagem, não imaginação.
No entanto El Paredón e este Juízo  são fatos que se retroalimentam nas ranhuras, nas brechas, nas frestas do nosso tempo. É a luta de classe encarnada, ou desencarnando, como queiram, e qualquer que seja a escolha, é na carne que se sente toda vingança, e toda vingança pede outra, e para quem não sabe, isso é retroalimentação.
É um julgamento que começou e terminará jorrando sangue e lama. É no demais, repetição de histórias, como dizia Hegel, o primeiro a terminar com ela, sempre serão levados ao cadafalso os mesmos, pelos mesmos. Dirão: começa uma nova história! O Brasil passado a limpo! Tá! E os outros? É uma velha pergunta que me ocorre. E os outros? E a resposta é e será sempre a mesma: você estava com as pedras na mão e a vidraça está rompida!

Nenhum comentário: