20 de mai. de 2013

Km Zero; f(x,y) = (0,0). Out of road.




De onde me vem esta aflição, esta propensão ao movimento?
Penso no cowboy solitário sobre o cavalo, enquanto as estações do ano e a geografia passam em poucos quadros e muitas folhinhas de calendário voando, seria uma influência cinematográfica, cine, kino, kinetic, cinética
    !
 Se minha massa não é zero... Mas acho isso ainda pouco.
Batido a máquina, em três semanas, num rolo de papel de 36 metros, editado em 1957, um ano antes da minha fecundação e convertido num texto cultuado por parte da juventude inconformista, que relata as vivências de Sal Paradise, alter ego do autor, do seu amigo Dean Mariarty, na realidade o poeta doente Neal Cassady, e tantos outros futuros nomes de referência da célebre Beat Generation, como Allen Ginsberg ou Williams Burrough perambulando de costa a costa dos Estados Unidos ao longo de sete anos, fugindo da american way of life que entronizava a hipocrisia moral conservadora e o consumismo, justo ao terminar a segunda guerra mundial, em busca da ''pureza da autoestrada” , descobrindo de passagem as drogas e a liberdade sexual.
Não fiz o caminho de Kerouac, mas pedi carona de Ribeirão à Bahia, a Sampa, a Recife, a Brasília, pela autoroute do soleil, para Barcelona, para Estugarda! Dormir no trem! Algum sexo, algum estupefaciente, nenhuma castidade. Tenho bem presente a emoção de um dia frio chegar a um pub do interior de catalão, não era um clube de Jazz e não tocava I've got a world on a string, na voz de Ella Fitzgerald, mas um a sonava, e o ouvia, e eram os nossos limites mais que geográficos, alem do haxixe amarelo e el caballo turco dissolvido com limão.
Peguei a estrada no fim de semana, fui ver amigos, amo os amigos, mas amo a estrada, agora posso ouvir Ella dentro do capacete, até chorar, cidades que se limitam, outras que virão, um monte, uma pedra, uma usina, um entroncamento, um posto de gasolina com seus cheiros o café e o cigarro, a bomba de gasolina, os caminhões a passar com sua música e a estrada a me chamar, por sorte cada manhã faço 6 Km de estrada, muita sorte, como se fosse cada incerta vez que fui, e cada certo dia retorno ao Km 0, incerto é certo.

Nenhum comentário: