4 de dez. de 2015

Falando de Privatizações e debelar inflação.

Falando de Privatizações e debelar inflação. Talvez para se poder discutir toda essa questão, devêssemos primeiro de tudo entender o que é um banco privado  no mundo e um banco no Brasil ( desde o Brasil Império). Pois todos eles serviram ao enriquecimento, particular, dependentes do Estado, isso no Brasil, enquanto lá fora, foram instrumento de financiamento de iniciativas privadas, vide railways estadunidenses. Só pra lembrar que barão de Mauá foi à Inglaterra buscar dinheiro, ainda que sabotado pela “intelligentsia” tupiniquins. Daí que se funda a necessidade de bancos estatais fortes. Seja, o Estado ( bancos) são fortes porque é fraca a iniciativa privada, dependente, tanto quanto os mamelucos desempregados.
 Foram Fundamentais os BB, Caixas, BNDE’s etc. Sem eles os bancos privados mal conseguem financiar a safra de grãos do país. Mamam no estado, apoiados mediaticamente pela grande mídia ( via boletins econômicos e o superficialismo das análises borsateis, vide Miriam Leitão e muitos outros) e sujeitos ( aparentemente livres) que abdicaram de qualquer crítica ao sistema Financeiro nacional e ao sistema de distribuição de rendas no país. Em geral por terem uma renda proporcionalmente grande caseiramente, mais pelo ridículo das mais baixas que pela grandeza em si das próprias ( Usamericano explicam isso em vários artiguetes despretensiosos) são os ricos do bairro pobre. Voltemos ao Tema.
O país flanava numa inflação ícara, no momento que o mundo ( primeiro mundo) queria levar a cabo (carry out) o processo de globalização. Não dava para fazer isso com as inflações disseminadas pelo mundo ( vide na época Israel, Colômbia etc. A inflação foi banida desses países num passe de mágica, derretendo a cera de suas asas, pela famosa URV e toda a pressão externa ( via  Thatcher). Novamente quem paga o ajuste? BNDE’s. PROER.
Depois todo o setor de telecomunicações e informações baseadas em bits começava a experimentar uma nova tecnologia, fundada em muito poucas infraestruturas, e em muita tecnologia ( dinheiraço). Mesmo a TELESP, CETERP, etc podiam carry out este processo, bastava injetar money. Aonde estava o money? No BNDE’s. O que fez o governo neoliberal de Fernando, optou por vender. Vender a quem? A telecom Portugal. A Telefónica de Espanha e a italiana! Todas estatais. E com que dinheiro? Com o dinheiro do BNDE’s.  O mesmo se deu nas siderúrgicas. Aonde estou errado? tecnicamente, of course! Veja que não falo em corrupção, a não ser da inteligência.

P.S. As estatais extrangeiras acima citadas, estavam no mesmo patamar tecnológico que a TELESP, quiçá inferior. O diferente é que na Itália a ficha se chamava Jeton!

Nenhum comentário: