2 de ago. de 2012

Ideologia e Consciênica.


A minha intenção é compreender nos limites das relações da produção humano sensível onde se forja ou nasce a ideologia \ consciência. ( Entendo, desde já, a contradição implícita do capitalismo. Entendo sua “artificialidade”, e também que as associações humanas anteriores também o foram, por processos dialogais, e entendo “diálogo” mesmo “a ameaça” “a força, sendo esta qual seja ou tenha sido” composição de forças Senhor\Escravo, esta relação existe mesmo em nossas relações amorosas).
( Com devidas pontuações acato a Dialética da Natureza de Engels, onde se supõe que o uso da mão é o fabricante do pensamento, do desenvolvimento do cérebro humano. E essa é uma maneira de fortalecer a “formação” da consciência, por meio das condições materiais, equivalendo a relação de produção)
(Nos escritos econômicos pode-se ver a relação dialética entre produção\consumo\produção, e nisso vejo a “formação da consciência do capitalista, também).
De um lado a produção do objeto, que trás no seu cerne a divisão do trabalho e todo o processo de exploração, O Escravo, o objeto é sangue coagulado!
Por outra e sendo parte da mesma “engrenagem”, seja pela divisão do trabalho, a geração da “consciência” de Senhor, tanto que, quando de pequeno porte, O Senhor é a toupeira que não vê o sol. Senhor e Escravo estão alienados da mesma realidade. A verdade é a interpretação vencedora de um fato (via poder\ vontade de poder).
Aparentemente não existe movimento, perpetua-se a divisão de trabalho a cada amanhecer, como se para a sua existência – o movimento – fosse necessário um destino, o comunismo, por exemplo, para se por inquietude rumo ao destino, idealizado, como o foi a revolução francesa.
É aparente a não existência de relação de poder, somente, no ser em si (apartado, num estado ideal, seja fora desse mundo, pois que senão ainda existirão 'disputas' internas {pergunto: se se pode dizer disputas ontológicas do ser em si?})
Não consigo ver ainda de que maneira a ideologia forja\altera\influencia a consciência.
Aparentemente é o movimento dialético do indivíduo e as condições materiais reais da vida ( circunstâncias climáticas, geográficas, incluídas divisão e relação de poder e trabalho) não que forma, mas é a consciência descarada.
A consciência esta pelada e desgraçadamente indisfarçável, no meio da rua.
Um especto: desde sempre ouço alguns setores culturais, e de cidadania, na vã luta de criar uma consciência cidadã, musical erudita ou teatral. Vamos popularizar o teatro e o teatro nunca se populariza. Vamos parar na faixa e sem punição não se para na faixa, por mais que se façam discursos positivos nesse sentido, mesmo o infrator discursa favoravelmente. Neste sentido a publicização 'ideológica' prometendo o que o capitalismo não pode cumprir seria desfavorável ao sistema, mas não é o que vemos.          

26 de jul. de 2012

Livro do Êxodo.



Trata da condução dos hebreus, por Moisés, rumo à terra prometida desde a escravidão no Egito.
O ponto culminante é a subida de Moisés ao Sinai, onde recebe de Deus os Dez Mandamentos estabelecendo a relação desse povo com Ele.
O que significa a produção dos Mandamentos para os hebreus?
A primeira vista é a produção autoritária da lei e a imposição dessa lei. Por outro lado, é importante sinalizar, há simbologias; a saída de um período de opressão, a passagem pelo mar, a criação de uma nova ordem, o aspecto dialógico da criação da unidade.
Levando-se em conta que o livro do Êxodo é um dos cinco livros do Pentateuco, e sabendo que o primeiro é o Gênesis, e de toda a reiteração que existe em todos, de todas as penalizações a todo comportamento fora da reta, até culminar nos Dez Mandamentos; é importante notar como comportamentos não aceitos ao longo dos cinco livros, são mostrados sob vários aspectos, são matizados, por vezes sob voz autoritária, outras dialogadas. Desde o Gênesis se diz que o povo não é capaz de se constituir em si, incapaz do autogoverno, da autogestão, mas isso vai sendo discutido, perdoado, sendo apagado do 'livro', aliás como pede Moisés. Mas esse mesmo povo conhece o poder piramidal, o faraó, conquanto opressor, que escraviza, ao mesmo tempo sabe da escravidão do bezerro de ouro, e tal conhecimento experimentado ao longo do tempo é sintetizado por Moisés, me permito pensar em Moisés como o intermediário de Deus capaz da síntese, da unificação das subjetividades, dos deuses, e se posso pensar em deuses como um espectro de razões. Razões regidas por deuses quase particulares. Moisés consegue unificá-los e simbolicamente estabelecer os critérios de relação entre Deus unificado e os homens; ao mesmo tempo estabelecendo os parâmetros relacionais entre os sujeitos unos. Não se deve esquecer da experiência vivida pelos hebreus frente ao Deus encarnado em Faraó.
Do ponto de vista literário, Deus como personagem ausente, é tratado em terceira pessoa, e suas falas se apresentam na forma de discurso indireto.
Fiat Lux, Fiat Logus, Fiat Lex.
Nesse caso entendo Fiat Lex, como a lei constituída como a própria constituição do povo hebreu. Mesmo havendo uma superioridade de Deus frente ao povo, esse poder simbólico institui o vínculo, sendo a lei o limite. Subliminarmente amalgamando autoridade, povo e identidade numa aliança.

10 de jul. de 2012

Lixo


 O Lixo.

Efetivamente o que mais produzimos é lixo. Literal e abstratamente na maioria das vezes. Ai se te pego... Obladi Oblada... Os Romanos inventaram a captação do esgoto. Os Ingleses a cloaca com assento. Tudo isso e infinidade de fatores culturais – quase tudo é descartável do envolucro ao conteúdo – nos faz ter vistas e narizes grossas para tão laborioso produto malcheiroso. Este ao não mais fazer parte de nós, queremos que outrem dele se ocupe. Alienação pura e simples, que os urubus não dão conta. Os urubus são 'termômetro' de nossa higiene social. Sua quantidade no céu de nossa cidade, diz algo de nossa carniça. A palavra reciclável – se tornou um mal entendido – criou outro tipo de urubu, o humanurubu, se me permitem o neologismo também lixo. As cooperativas – ajuntamento de lixo – pelas quais passei pela frente, são locais que não podem feder pior. As pessoas que ali trabalham e os que ali depositam o fruto de sua catada diária, muito pouco se diferenciam daquilo, em aparência, antes que me digam, digo eu: elas tem vida, sonhos como todos.
Um que outro fotógrafo ainda é laureado por fotos de crianças macilentas – em geral negras – dividindo espaço com ratos e urubus. Para mim esse tipo de fotografia e seu fazedor estão quase no topo da piramide da urubuzada, vive do lixo. Outro urubu, em nossa cidade é o caminhão do lixo e seus lixeiros que conseguem o grau máximo de degradação, não é possível ser mais feio, fedido e asqueroso, recolhendo – se é que se pode usar essa palavra – sacos colocados nas calçadas, rasgados pelos vira-latas, os catadores de latas, os buscadores de restos de alimentos e a simples e desleixada maneira pela qual tratamos o saco de lixo que ali depositamos – ou manda-se ao serviçal que deposite, vide grandes edifícios – desamarrando, cheio de mais, lixos líquidos, líquidos estes com dias curtindo nas casas e horas ao sol, junto com toda a organicidade da coisa, já é chorume, que a prensa do caminhão faz verter pelos seus buracos e vai deixando pelas ruas a marca, talvez como no conto de fadas para não perder o caminho de volta. Por fim os políticos que não vêm nisso ineficiência administrativa e a empresa que sob a cegueira da administração acabam por se coroarem o próprio urubu rei, sem contudo saberem “pegar uma térmica”, e seus voos são curtos, nem por isso produzem menor degradação. Tudo isso contando que o 'serviço' do lixo se cumpra no dia a dia, pois há as falhas do sistema, os erros, os abusos então o que parece insuportável tem seu viés de 'piorança'. Nunca pensei em usar a palavra generalizada tão seguramente, mas há todavia a exceção que por pior engloba o geral, porque há rincões na zona norte, oeste e leste que beiram o desespero.
Há ainda o lixo publicitário, as placas retiradas e por trás delas, pasmem deterioração são problemas para segurança dos que vão pelas calçadas, os beirais estão podres, as luzinhas de natal descartáveis; as armações de ferro para o 'embelezamento' dos natais, tortas, tristes, feias, horrorosas, lixo; o lixo sonoro – no centro, mas não só, é comum ouvir em cada loja um palhaço triste, uma música lixo clamando pelos transeuntes, motos e carros sonorizados pelas ruas apelam – os latões de lixo no centro é mais lixo, os enfeites de natal feitos de garrafas descartáveis são um lixo, assim como toda ideia de gerico de reaproveitamento nesse respeito. Essas coisas devem ser abolidas, e não se inventar aproveitamentos lixos com o lixo, quando muito alguma obra de arte quimérica, que acaba sempre se transformando em um problema de 'arquivo' cedo ou tarde, as calçadas com piso vitrificado, casas comerciais pintadas em vermelho coca, amarelo skol. por toda parte lixo.   

8 de jul. de 2012

Para ser Prefeito.



Ser prefeito\a é uma possibilidade extraordinária na vida de qualquer pessoa. Envolve pensar a natureza, a arte, a cultura, os recursos naturais, tecnológicos e o uso dos equipamentos urbanos e humanos de toda a cidade. O passado, presente e o futuro. Porque ao se valorizar o passado, seus expoentes e suas obras, faz-se outro presente, donde olhar para o futuro será menos triste, ao mesmo tempo gera o presente que será o passado menos leviano aos nossos filhos. Nossa busca como cidadãos é encontrar esse Ser com todas as aspas “Prefeitável”, que não seja de todo potente, mas que seja capaz de aglutinar capacidades para a construção, ainda que seja, da mera possibilidade de começar algo realmente novo, mas não só discursivo. Os candidatos se apresentam sempre com envergadura, tacanha, de obter vitória ou derrota para ou sobre o outro; e nos têm transformado em torcedores e numa hipótese mais cruel, a meros postulantes de favores mesquinhos.
Muitos dos problemas de nossa cidade, ao se lhes dar a volta como se fosse um omelete, é cultural, educacional, politico e citadino. Mas no fundo ao se buscar a solução para qualquer problema especifico, sua solução envolve globalidade de atitudes. Do lixo à alta cultura, há implicação de conhecimentos tecnológicos, contemporâneos. A 'governança' deve ir além dos entendimentos da 'ignorança' dos governados, porque mesmo meu nariz de fumante sente o cheiro que exala dos 'ribeirões'.   

A Escola dá a vida!



A Escola é um órgão do corpo social, com suas interações e ligames necessários e contingentes. Não é, por absoluto, dever do 'mestre' ser modelo, mas o é também. Diga-se de passagem, péssimo modelo, no que tange todo o 'sentido' que a vida tem no modelo social vigente, seja 'ter', e o mestre tem pouco, para não dizer nada. Tampouco o é, ninguém é, todos têm, muito ou pouco, e muitos nada! O educador é só mais um fracassado social, e como tal um exemplo a não ser copiado. Deve-se considerar contemplado aqui e acolá 'os fora da curva', por ocasião da regra. Há todo o tipo de estoicismo na educação, seria leviano não dizer, e mesmo em condições normais ( bons salários, equipamentos e condições mínimas de trabalho), o mestre, mesmo o mais 'preguiçoso' é um estoico.
Não creio em soluções alucinantes. O volume de educandos é assustador, implica centenas de milhares de professores. Por esses dias, ainda que para ser um ignorante, e saiba ler e escrever, há que se passar pela escola. Desde tempos imemoriais a escola educa, produz e se reproduz segundo o contexto a que está inserida, e não é, em absoluto, diferente hoje. Se é para ser cruel, como pede a realidade, digo: num tempo em que poucos liam dos poucos que sabiam ler, e ler, tirante as possibilidades fisiológicas, era um dos poucos entretenimentos, hoje lemos mais. Aqui, em se querendo pode-se inserir todo um capitulo a matizar a produção e qualidade do que se lê.
Salvo nas classes abastadas de antanho e famílias enclausuradas de hoje, para o bem e o mal, destas, as crianças brasileiras conhecem a vida na rua. Nos custa em demasia a rotina da organização (educar é botar em ordem, claro que há credulidades e fantasias nesse quesito) mas a organização particular, familiar e social é função educacional precípua e não dissimulada. Mesmo as classes mais médias, se isso for possível, há sempre alguém que lhes organize o apê. Ao se ler os anúncios de emprego no A Cidade, agora também às segundas, notará a suprema incidência da procura por auxiliares de faxina ao supremo auxiliar de auxiliares. Desconheço outros locais de hierarquização, tamanha, dentro da ala dos serviçais.
É aí que a porca torce o rabo, deve-se estudar para ser auxiliar de faxina ou se é auxiliar de faxina porque não se estudou? Para quem não dá bola a 'emblemas' a faxineira ganha mais que docentes do quadro funcional de Estado de São Paulo, e muito por causa disso, produzirá faxineiros, se tanto. Estudar é difícil e perigoso, exige atenção aturada, ordem e um tanto de submissão aos saberes. A boa abstração exige fundamentos, conceitos etc. Pode parecer paradoxal, mas esta dita submissão ao conhecimento nos leva à liberdade posterior, de tal modo que a liberdade excessiva na escola, a destempo, produz sensivelmente um sujeito escravizável, manipulável e, para fins menos nobres, execrável.
É aqui que estamos.


26 de jun. de 2012

Mateus 22.21 a César e a Deus! Igreja x Poder!


Frase fundamental ao que se julga Cristão: ao Caeser o que lhe é devido e a Deus o que é de Deus.
Hoje muitos são os que se indignam quando veem resplandecer além da cruz a simbiótica relação da Igreja ( seja ela qual for) com o Estado. Espirito x Matéria. Muitos são os que apontam para um passado ainda mais denso de corvos, bruxas e por conseguintes: Torquemadas, aonde o Estado era a Igreja, se quiser a Igreja o Estado. Dizem isso fazendo cara de quem viu o técnico da Alemanha comendo ranho de colheita própria. Me lembra o poema drummondiano: enquanto os adversários querem provar alguma coisa, o treinador tedesco tira ouro do nariz, mas o que não disse Drummond é que o comia.
Muitos teólogos dirão: o humano ao ser expulso do paraíso teve separada a carne do espirito, e com isso a humanidade deve peregrinar – uns mais que os outros – pela terra, afim de purificar-se do pecado 'original'. Segundo Kant tal purificação é mais impossível que improvável, dado que o processo de purificação deve se dar na eternidade, e se dividirmos a eternidade ao meio ela não é metade eterna, mas sim eternidade inteira. O que se deduz é que a eternidade não tem fim, nem o processo de purificação, nem juízo final, pois não há final possível. De tal forma que ficamos sem saída, da mesma forma que encontramos a prisão perpétua, perpétua de menos para quem matou um dos nossos. Daí que Deus, que tinha grande apreço pela tal maçã, nos envia à Terra, povoada de cobradores de pedágios de vida e de impostos: os Zaqueus. Mas como criador de problemas, também cria suas devidas soluções, nos apresenta seu filho. Ele nos dirá: deixem o homem descer do telhado, ele faz o seu trabalho, deem o que lhe é devido. Neste momento nasce, mas particularmente creio que já vigia, o Estado Igreja. Jesus poderia ter dito: Somos filhos de Deus – todos – Zaqueu inclusive, nem mais nem menos que um de nós – e quem fez a Terra e tudo que nela habita. Foi nosso Pai quem tudo fez, assim que não devemos nada a este tal de César! E continuaria: Você Zaqueu deveria passar para o nosso lado! Pois você estará em companhia dos filhos de Deus! E os filhos de Deus, que é nosso Pai, criou de tudo, mas não criou impostos. Ou será que criou?

21 de jun. de 2012

O Artista e o Poder.



A atividade artística é igual a todas as outras, com os mesmos raros momentos de verdadeira genialidade. Não se pode, entretanto, esquecer da possibilidade da obra – e junto dela seu autor saltarem ao plano superior da nossa mediocridade – trazer impresso o caráter político-econômico do seu tempo. É notória a impossibilidade de se apartar a produção – do que quer que seja – do sistema político-econômico subjacente. Isso diz do registro no tempo, do nosso modo de vida, do modo de produção da vida no nosso tempo.
Os romanos têm uma frase sensível: "são como culo e camicia". Onde 'camicia' é camisa mesmo, mas aquela camisa de corpo longo, metida dentro da calça, que no fundo servia como cueca. Chutando alto, a arte foi, antes, necessidade do poder para distração, deste, e logo da plebe. Permaneceram, intimamente, ligados até o famoso Fraternité, égalité et Liberté, gerador do romantismo. Ser romântico é agir romanceadamente, com mais esperança que possibilidades reais. O capitalismo incipiente não tardou em dar-se conta de sua autorreprodução nos pensamentos, atos e abstrações. Quando os filósofos do capitalismo, economistas, economistas políticos e entre eles, Karl Marx; cravaram a equação que equaliza de um lado valor em dinheiro e do outro qualquer objeto, ser ou sentimento real ou abstrato, um que outro se enojaram, mas logo se percebeu não se tratar de cinismo dos pensadores, sim da mais risonha realidade.
Fica assentado então a matriz da esquizofrenia, o duplo e o terceiro. Intento, Gesto e a resultante. A resultante, o terceiro independem da intenção. O gesto é a parte prática do que se quis por tais e quais intenções, como dito antes não fazem a menor diferença, senão que romanceada.
Vira e mexe aparece uma campanha de popularização de alguma atividade artística impopular ou não popular, como preferir. Teatro, por exemplo. É notório que o poder está no populacho, quantitativamente.
Há uma expectativa, ou falsa esperança, ou desconhecimento, quanto à geração de consciência. Jean Paul Sartre se cansou de escrever; e cansou a todo aquele que leu seus calhamaçudos livros; que a consciência está atirada, jogada, misturada ao mundo. O mundo é o mundo das atividades sensíveis dos humanos, da sociedade civil; tais atividades não passam da mais pura concorrência entre as partes; assim o fazer humano é vencer, e nada mais que derrotar o outro. Como ser solidário a outrem na derrota que lhe impõe?
A Arte é atividade humano sensível, como tal padece da mesma esquizofrenia; às vezes agravada e os agravantes vêm do caráter selvagem\competitivo particular do indivíduo ser mais ou menos acentuado; mas na normalidade tão dessintonizado como aquele que reclama paz produzindo escopetas.