18 de mai. de 2016

Ovos e Dieta.

Ovos e Grapa.

Quem não quer viver mais? Mesmo que for para ficar jogando truco com milho. A pessoa mais velha do mundo, alem de levar uma vida satisfatória é uma mulher italiana, Emma Morano, com 116 anos, oficialmente.
Quando se fala em longevidade, a primeira coisa que vem à cabeça é sobre a dieta. Aparentemente, Emma continua comendo três ovos por dia, dois crus e um cozido. E soma: sem nojo. Ademais, um gole de grappa de quando em quando. Disse que faz isso desde jovenzinha, quando um médico a aconselhou para combater a anemia. A anterior, mulher mais velha do mundo – os homens se dão muito mal nesses rankings ocupava o posto uma americana, que morreu com os também 116 anos, outra viciada em ovos, no seu caso com bacon. Coisa que sempre ouço, é a comida tipica dos norte americanos.
Em resumo, há outras formas hipotéticas de encompridar a vida, mas as deixo de lado, e a partir dessa noite decido que um elemento central dos meus manjares será ocupado pelos ovos, ainda que muitos possam reprovar com torções seguidas de um lado para outro de pescoço. Claro, vou aproveitar da dúzia que comprei no Zilinho Pippa. Caipiras, miúdos, não sei porquê, mas de gemas amarelinhas. Penso que os primeiros a chamar o que não é clara de gema, deve ser pelo amarelo ouro que apresentava. As de granja, maiores, estão mais para anêmicas, que para gemas.
Não vou nem contar a meu médico, que faz uns 5 anos que não vejo, e ele não me vê. A última vez ele nem sabia que sardinha e atum e outros peixes dessa turma chamada de azul, eram bacana para a saúde. Muita literatura médica e pouco trabalho pessoal de campo, o entendo.

Só me falta encontrar algo que se equivalha à grappa. É a parte que mais apreciei na história da italiana Emma. Pinga?  

Nenhum comentário: