2 de dez. de 2013

Cuba para um infante defunto.



Sou contra regimes ditatoriais. CUBAA é governada por uma ditadura, que não tem meu beneplácito, minha anuência, meu consentimento. As ditaduras têm essa característica, não precisam dessas coisas, inda menos de mim.
Tirante isso, Cuba não serve de argumento favorável ao capitalismo, inda mais o capitalismo nacional, tupiniquim, mazombo e perneta.
Se fôssemos comparar Cuba ao Brasil, claro que Cuba perde, por única.
Quem nunca foi a Cuba, sinta-se nela em Ribeirão Preto
do centro para a zona Oeste, Norte, Leste... com um agravante: a violência. É certo que de muitos pontos destas zonas, se pode admirar o HC, que pode muito pouco fazer por eles. Porque é um HC para muitas Cubas.

Mas se Ribeirão te é desconhecida, vale dizer, Jundiaí. Toda a zona Norte e leste e oeste de Campinas. Lá também tem um HC da Unicamp. Mas quantas Cubas circundam Campinas. Hortolândia, Sumaré, etc.
De São Paulo não vou falar por envolver exponenciação, coisa que não domino desde o ginasial, mas São Paulo é Cuba ao Cubo!
E Salvador? Me esquecia de Salvador! (me permito a próclise, fica mais suave). O Pelourinho, reformados seus 4 quarteirões e destes somente a casca que dá para seu interior seria uma Cuba restaurada, mas se se anda um quarteirão para a Baixa do Sapateiro, mezzoCuba, mezzoLixo imunda Cuba. Então desça o Lacerda e vire à direita, Cuba imunda abunda. Tome um busão para o Mercado São Joaquim, não entre, por favor! Cuba às moscas, bodes e bostas e seus olores!
Sabem a famosa Ilha do João Ubaldo Ribeiro? Pois atravesse do Mercado Modelo pra lá em catamarã e vá apreciando a chegada à Cubinha em miniatura. Claro que do outro lado da ilha do João, balda-se quem pensa em algo que não-Cuba, mas Cuba da classe escolhida, que não é do por pertencer aos altos escalões do Partido, mas que diferença faz, Cuba preservada?
Deixo os soteropolitanos em paz e os ilhéus com a família Magalhães, que podia ser Castro, ou Fulgêncio Baptista (este caiu no mês e ano que nasci, nasci em Cuba-Bonfim, não havia Fulgêncios nem Castros, mas se construía uma Havana moderna no planalto central do Brasil, Jacarezinho, avião!) e à sua volta: Cubas, Cubas sem umidade no ar, Cubas comedoras de pequi.

Você já foi a Jardinópolis, Frutal, Fernandópolis, Barrinha, Dumont? Você já foi a Franca? Araraquara? Conchal? Cubaê Cabloco, cuba lá e cá, cuba ê guerreiro, cuba ê meu pai, não me deixe só...
Meu dez do céu! Esquecia-me (importante a ênclise, por Machado de Assis, seu inventor, além da outra Cuba que quer dizer penico, sem diacrítico, pois pênico quer dizer Cartaginês) esquecia-me de UbaCuba, CaraguataCuba tirante seus condomínios de veraneio, de Angra dos Reis, terra firme, e dai pra diante até Vitória, (sempre consagrando as exceções, os balneários, que Cuba também os têm, para os amigos dos Castros, aqui a amizade... bem a amizade...) …
Belém, Ver-o-peso? Ilha do Mosqueiro? Manaus? Dez seja louvado, Imperatriz!

Pouso Alegre, Varginha, Três Corações, o circuíto das águas (alí está por excelência a Habana de um infante defunto) quem odeia os Castros devia ler Habana para um infante defunto. Três Tristes Tigres. É dum cubano que teve que fugir da ditadura Castro, Cabrera Infante, é grande literatura, se puderem ler em espanhol, melhor ainda, traz a musicalidade cubana nos sintagmas, estupendo, tanto a literatura quanto à crítica ao regime.
Tome um busão e suba pela BR 116. Meu dez! Magé, Muriaé. Teófilo Otoni. Gov. Valadares. Vitória da Conquista. Jequié, saia um pouco e vá a Valença, vá a Valença. Cidade que dá acesso à Morro de São Paulo ( ilha hoje tomada por argentinos e italianos etc, uma MultiCubalibre).

Lembra da música do Milton: Itamarandiba\ pedra corrida, pedra miúda rolando sem vida, como é miúda e quase sem brilho a vida, do povo que mora no vale. Pois então passe por Turmalina, Diamantina... Pedra Azul, pois fico triste, por vezes choro, como agora... porque conheço Cravinhos, Serrana, bairro Ipiranga, os Quintinos (bairros), porque uma vez errei o caminho e percorri toda a avenida Brasil no Rio, sim o rio da Orla, e mesmo ai , quantas Cubas! O Rio velho, a rua da Carioca, a Lapa, a Lapa é Cuba. As favelas não são Cubas, são uma espécie de proto Atenas, sem o Parthenon, Acrópole... 

Nenhum comentário: