19 de mar. de 2013

Suco fake is more.


santa ceia
Há muito li um Umberto Eco que ainda me faz eco. Nem vou lembrar o nome do livro, não faz falta alguma! Sendo de lá que sei que o american way of life prefere o fake bem localizado, que ter que desembarcar no deserto egípcio, ser acompanhado por guias pegajosos falando inglês de brimo, suportar sol escaldante para ver piramides, more and better é ver uma piramide deixando seu carro confortável com ar condicionado no estacionamento bem pertinho, ver uma piramide perfeita, não uma piramide mal conservada, assim como uma santa ceia, um davi, com toda uma corja de turistas a falar língua que não se entende, more. Esse é o ensinamento, more. Em tudo os estadunidenses se propõe a fazer more. Uma santa ceia more grande, more iluminada, more acondicionada, ainda podendo-se usufruir de um belo hot dog e uma coca cola.
davi fake
Não fomos longe, faz algum tempo tomei um suco de laranja, tirante o sabor a comprimidos – medicamentos – amassados e uma falsidade de sabor de laranja, ele era espesso, espesso como um suco de manga, tudo por obra de uma tal xantana. Xantana é um espessante tão poderoso que espessa um litro de água com menos de grama. Eu falei para a vendeira: se isso aqui for suco de laranja, sou o Noam Chomsky, ela disse é grosso, sim, senhor!
Na mesma época conheci Renato, um executivo de empresa ligada a área de alimentação. Uma empresa australiana fabricante de essências. Havia essência de um tudo. Mas o que mais me chamou a atenção foi a essência de guaraná. Sua empresa vendia para os grandes fabricantes do refrigerante guaraná. À época ganhei uma infinidade de amostras grátis de tais produtos, a que me fez vomitar foi a essência de bacon, nada mais abrir o frasco e socar quase dentro dele o naso, somente não só por ter uma napa de juca chaves.
Faça uma experiência. Numa dose de vodka gelada esprema umas gotas de limão e beba. Depois beba uma dose de smirnoff ice. Claro que não suja a faca, não fica cheiro dos óleos da casca de limão na sua mão, não suja a tábua de cortar coisas, mas tem cheiro de farmácia. É notório que se pode adaptar, acostumar com o sabor e o cheiro da coisa, mas é só isso, costume, odioso, mas costume igual a comer carne de cordeiro, buchada de bode etc.
ramon llull inventor do Afat
Pelo andar da carruagem algumas pessoas podem vir a passar mal ao provarem uma laranjada de laranja espremida, uma caipirinha feita com limãoTaiti.
No século passado os americanos do norte se enfadaram com os restaurantes chineses pelo excesso de glutamato de potássio, famoso ajinomoto, diziam que inchava-os, avermelhava-os; já por estas bandas do hemisfério há uma massa que não sabe comer sem; uma vez foi ao programa da Braga um churrasqueiro de Araçatuba, que tem o cupim assado como carro chefe e estrela da churrascaria, seu grande segredo era o Ajinomoto, que a Braga não disse o nome, porque a marca não quis fazer um acordindinho marqueteiro. Ela falou sim, e se negou a dizer anjinhomorto e disse glutamato. Assim vamos, outro exemplo é o shoyo, o molho de soja, vai na rabada, na galinhada, no frango com polenta e quiabo e glutamato.
Não sei se tudo isso é o que tem feito tanta gente engordar, nem tampouco sei se causa enfermidades, sei que desvirtua o paladar, porque o paladar é educável, como o olfato, a audição, o tato, a visão e o afat; que é o sentido que aprecia as palavras.


Nenhum comentário: