19 de set. de 2011

Ilíada. Canto II. Sonho Beócio. Lista de inumeráveis povos e navios gregos e troianos.

Para cumprir o prometido a Tétis, Zeus envia um sonho enganoso a Agamenon. O Sonho aconselha a Agamenon que levante acampamento e regresse a casa. Agamenon convoca o conselho dos chefes, e logo a assembleia geral – todos os guerreiros - que aceitam a proposta, pelo que Agamenon – sob a incitação de Atena – deve intervir para poder insuflar coragem e esperanças boas aos aqueus. Depois de vários incidentes e de enumerar quantos povos formavam os exércitos grego e troianos( lista imensa de povos), sucedem-se três batalhas.

  1. As demais deidades e os homens que combatem em carros, dormiram toda a noite; porém Zeus não provou as doçuras do sonho, porque sua mente buscava a maneira de honrar a Aquiles e causar grande matança junto às naves aqueias. Por fim creu que o melhor seria enviar um sonho pernicioso ao Atrida Agamenon.... disse estas aladas palavras:
    Anda, vai, pernicioso Sonho, encaminha-te a às naves veleiras aqueias, introduza-te na tenda do Atrida Agamenon, e diga-lhe cuidadosamente... que arme os encaracolados aqueus e parta a todo vapor...
    Agamenon os chamou para uma discreta consultas:
  1. Ouçam, amigos! Dormia durante a noite imortal, quando se me acercou um Sonho divino muito semelhante ao ilustre Nestor em forma, estatura e natura. Pôs-se sobre minha cabeça e proferiu estas palavras: Dormes, filho do belicoso Atreo, domador de cavalos? Não deve dormir toda a noite o príncipe a quem se hão confiado os guerreiros e a cujo encargo estão confiadas tantas coisas... … Ordene aos cabeludos aqueus a partir rapidamente: que agora podeis tomar Troia, a cidade das ruas largas...
    166... Assim falou Atena, a deusa de olhos de coruja, sem ser desobediente. Baixando e rápido voo das cimeiras do Olimpo e chegou rápido as velozes naves aqueias e encontrou Ulisses, o mesmo que Zeus, em prudência, permanecia imóvel e sem tocar a negra nave de muitos bancos, porque o pesar chegava ao seu coração e alma. Pondo-se a seu lado, disse-lhe Atena, a de olhos de coruja.
    173. Laertíada (referente a Laerte- prudente) da linhagem de Zeus! Ulisses fecundo em ardis! …
    ... junto com o heraldo Euribíades de Ítaca, correu até o Atrida Agamenon, para que este lhe desse o imperecível cetro paterno; e, com ele em mãos, tomou a direção dos navios aqueus, de couraças bronzeadas. E quando encontrava um rei ou um exímio capitão, parava-se e o detinha com palavras suaves:
    190: Ilustre! Não é digno de ti tremer como um covarde...
    quando encontrava um homem do povo a gritar, dava-lhe com o cetro e o increpava desta maneira:
    200 Infeliz! Fique quieto e escute aos que te avantajam em bravura; tu, débil e inepto para a guerra, não és estimado nem para o combate ou conselho. Aqui nem todos os aqueus podemos ser reis, não é um bem a soberania de muitos, que um seja príncipe, um seja rei...
    ( a armada foi-se construindo)
    786. Iris, a dos pés de vento, deu a triste noticia aos troianos, sob a égide de Zeus enviada que fora...
    Iris a dos pés ligeiros como o vento, se apresentou aos troianos tomando a figura e a voz de Polida, filho de Príamo...
    assim transfigurada, disse Iris, a dos pés de vento: Oh ancião! Te prazem os discursos intermináveis quanto temos paz, mas uma obstinada guerra se há promovido...
    ( Troia se organizava)
    864. Aos meônios lhes governavam Mestes e Antifo, filhos de Talemenes, dados à luz pela lagos Giga. Tais eram os chefes dos meônios, nascidos ao pé do Tmólio.
    867. Nastes estava a frente dos icários, os de linguagem bárbara. Os que ocupavam a cidade de Mileto, o frondoso monte Ftiron, as margens do Meandro e os altos cimos de Micale, tinham por caudilhos a Nastes e Anfimaco, que ia ao combate coberto de ouro, como uma donzela. Insensato! Nem por isso se livrou da morte, pois sucumbiu no rio nas mãos do célere Eacida do aguerrido Aquiles, o dos pés ligeiros, e este se apoderou do ouro.
    876 Sarpedao e o exímio Glauco mandavam aos lícios, que vinha da remota Lícia, da ribeira do voraginoso Janto.  

Nenhum comentário: