30 de set. de 2012

A manipulação do voto pela mídia e seus auxiliares luxuosos, OAB-RP e ACIRP.




O biênio 2011\12 tem se mostrado um período rico para quem gosta de explorar esse terreno, o âmbito da influência mediática, local, regional e nacionalmente. Mas é, desde logo e a qualquer nível, um experimento difícil de ser comprovado, porque a pergunta a ser feita interfere na resposta, posto que ninguém em sã consciência responde que planejou isso ou aquilo. Primeiro pela possibilidade de falência do pretendido, antes da total realização da coisa. Depois pela improbabilidade de haver declarações que negariam a imparcialidade na narrativa dos fatos. Sendo esta uma característica – caráter – próprio da nação, o quê deixa somente à interpretação e o pressuposto virtuoso desta pelo interpretador, se existir.
Foi notória a participação da OAB, da ACI seccionais ribeirão-pretanas e do Jornal A Cidade e da EPTV, sendo os últimos os mesmos.
Uma verdadeira manipulação de massas, que exigiram a participação popular em temas como a repaginação do centro – aliás de interesse mais da elite comercial frente aos que não tem sequer asfalto, esgoto e água – , da manifestação, outra vez, popular quanto a diminuição do número – legal diga-se de passagem – de vereadores, fato, e tem-se que dizer, por meio de uma pesquisa – não questionada por nenhuns – que mostrou a indisposição dos 'eleitores' em ver a câmara aumentar sua demografia, e esta suposta 'delegação' de poderes – via pesquisa estatística – e com ela 'em mãos', supostamente, negociou-se com a mesma câmara um outro número.
Entendo que negociação é assim mesmo, eu 27, tu 20, bla,bla, bla... enfim 22 ou 23 sei lá, mas foi honestidade rarefeita, e tanto foi que os postulantes ao cargo, sabedores da lei eleitoral, garantirão na justiça eleitoral a posse dos 27, por fora de prazo, apressada e inconsequente trambolhoso pacto.
Na sequência dos fatos via 'panelaço', movimento 'pseudo-popular' – poucos estudantes, por sinal, com lideres, sim, e os vi na câmara exercendo-a, tanto que hoje buscam na mesma câmara seus assentos, e não custará ver algum deles lutar pelas vagas negociadas! – buscou-se a reversão do aumento de subsidio auto impostos pela vereança.
Uma manobra cuja pedagogia, terrível, ajuda solidificar a ideia de uma suposta separação entre o cidadão e a vida política, e esse tiro sempre sai pela culatra como veremos. O contrário disso deveria ser a afirmação de que somos “Zoom Politikom” como quis o grego.
Mas os liberais e conservadores, mais que ninguém, têm ojeriza às grandes manifestações, por incontroláveis, sempre as forjam dentro do limite claro do controlável, da verossimilhança, aliás a base de muitas atividades nacionais.
Voltando ao biênio, depara-se, ao longo dele, com a 'indiciosa' ( há que haver termo o exercício de julgar pelo indício) atividade de questionamento da gestão da água, com o apelo: do Aquífero Guarani, por que apelo? Porque a Natureza – jardinagem, paisagismo, me parece ser essa a concepção de natureza que se tem – e os animais – sempre domésticos e os domesticáveis, sem ironia - dificilmente podem ser debatidos sem que isso gere isolamento político. Há um progressismo obrigatório.
A gestão da Água em Ribeirão Preto desde muito é problemática por fatores reais. Um deles é o de a população, apesar de reconhecida cidade rica, o cidadão é pobre, senão basta observar, ler os blogs do professor e economista Vicente Golfeto, que está sempre a mostrar – dados oficiais dos setores da industria e do comércio – que a média salarial do ribeirão-pretano é inferior à de todos os municípios extraterritoriais como Franca, Sertãozinho, São Carlos, Araraquara etc, e dessa maneira a conta de água 'pesa' no bolso do usuário.
Não é possível seguir sem incluir no debate a radiofonia, que desperta as trabalhadoras e com elas, berra impropérios 'contra' o DAERP – autarquia gestora de água e esgoto – vertido pelas ondas médias e curtas o mega populismo desses meios, que se de fato tivessem algum interesse na causa popular, talvez fosse honesto deixar claro – à massa – que se deve, sim, pagar pelo uso da água e sendo 'cara' a consequente necessidade de se fazer economia, cuidar dos condutos etc, mas não é assim, as ondas da radiofonia ribeirão-pretana espalham a triste ideia de um aparente direito, a qualquer custo, da boa água do aquífero Guarani. A contradição é notória, mas não levará a nenhuma antítese, posto que, sintetizada, tais meios de comunicação houvessem já deixado de existir, como são, sem a manutenção da ignorância bilateral, que não fermenta nem ideias nem novas ou velhas, só mesmo o ranço e a ignominia, de cujos se tomará partido aquele radialista da circunstância; e uma vez nomeado vereador se envolverá diretamente na questão água, fazendo daquela população que o elegeu um problema para a autarquia, porque ali representado, será o interlocutor – palavra bonita –, melhor seria, despachante entronizado dentro dela, para diminuir e mesmo suprimir 'contas'. Isso é um vicio para o qual seria necessário criar a Associação dos Água dependentes Anônimos.
Por outro lado, há o uso politico do orçamento da autarquia pelo executivo, quer dizer, do legislativo despachante e pelo executivo em suas eternas necessidades de criar orçamento, fora do orçamento anual, muitas vezes engessado pela lei de responsabilidade fiscal. A necessidade desse uso, é clarividente, mas a legalidade é discutível. No entanto, nem políticos ou a elite já apresentada tem algum interesse na discussão profunda da questão. Pedagogicamente problemática.
No entanto, a resposta a essas manipulações citadas não tardou a aparecer, sobejamente. Porque por alvo se houve criar, ou reinventar, ou na própria linguagem dele, a repaginação do candidato sem brilho e sem luz própria, com as novas e já puídas e surradas: “choques de gestão”, que palestrantes fanfarrões distribuem pelos anfiteatros, sempre verossímil, porque grandes e competentes empresas dele fizeram uso, mas aqui é só palavra, e as terceirizações encarecem ao contrario de diminuir custos, e no lugar de agilizar a prestação do serviço o faz desaparecer, claro, dentro de uma oferta de qualidade digna.

- E a massa? Respondeu.
- O que disse? Não!
Há uma sabedoria popular sobre a realidade. A massa vive de realidade. Só sabe ler a realidade nela, que é seu único e gastado livro. Eu vivo a fantasia, no mundo do discurso, no mundo das ideias, das artes, da leitura e da cultura.
E os médias? Os tais suportes têm alem dos meios, poderes e capacidade de dizer, aliás aquilo que quiserem, e desde de Nietzsche sabe-se como se constrói a verdade, não a verdadeira, pois é com poder que se fabrica, e a tinta é o que menos custa. Não que tenha havido fortes entorses quanto ao soldo e o número de representantes, mas se percebeu, que não se tratavam exatamente de problemas dele, povo, ainda que por sutilidade o fosse, por diminuir sua representatividade e ao mesmo tempo que obriga a um aumento de custo para se eleger um vereador.
Há, sem dúvida, aquele 'bem' financiado por quem tem para “dar”, não tendo a via de mão única é a corrupção. Se se fizer a leitura razoável, percebe-se o vínculo imediato de uma coisa à outra. Os que têm acesso ao financiamento 'privado', via doações, e que-deus-os-ajude; mas os que não têm 'se viram' com as burras públicas, isso de certa forma, 'obrigatoriamente', pelasbarbasdoprofeta, como ulula. A menos que a massa abdique de ser representada minimamente pelos seus, o TRE terá imensos trabalhos.
E aqueles que têm, ou pensam que têm, a fórmula e até se 'ofereceram' como governo paralelo? Salta aos olhos a dificuldade em aplicar Machiavel.



28 de set. de 2012

Quimera.



Por muito que procurei, na Ilíada, sua única aparição, não pude ouvir dos lábios de Homero sua descrição. Se houvesse encontrado teria ouvido: Quimera é de linhagem divina e quem a avistasse de frente viria um leão, de lado uma cabra e pelo fim uma serpente; botava fogo pela boca e foi morta pelo formoso Belerofonte, filho de Glauco, tudo pressagiado pelos deuses. Cabeça de leão, barriga de cabra e rabo de serpente. Mas não é o que vejo na escultura de Arezzo, pois ali tem três cabeças, de leão, de cabra e de cobra, assim não é o rabo da serpente, mas o rabo é a cabeça da serpente.
Joyce no seu Ulisses usa essa metáfora: “Máquina é seu grito, sua quimera, sua panaceia”. E isso é o homem, nada mais, nada menos, o homem que somos todos nós, que não é nem anjo nem demônio, este prodígio, este monstro, esta quimera. Marx n'O Capital: “Faz um momento, o cidadão, levado pela quimera racionalista e de sua embriaguez de prosperidade, proclamava o dinheiro, como ilusão uma vacuidade”. Ou Cervantes no Quixote: “Y el portero infernal de los tres rostros, com otras mil quimeras y mil monstros, lleven el doloroso contrapunto; que outra pompa mejor no me parece que la merece un amador difunto.” ou ainda: “... caballeros andantes parecen quimeras, necedades y desatinos...”, “...grandes quimeras de nonadas...”, então a coisa via de regra fica séria e Foucault afunda o pé na lama em Ordem do discurso: “... para se cair não importa quê discurso, não digo no erro, mas sim na quimera, no sonho, na pura e simples monstruosidade...”, mas Kant quer que economizemos esforços, botando franqueza em nossas tarefas, simplesmente deixando de persegui-las.
Mas aqui na solidão de mim, uma mão me toca o ombro e sussurra “sei que não é verdade, sei que são as quimeras da noite, mas não te movas”. Confesso que me envergonhei ao reconhecer o terror, o espanto que ela me inspirou, de intensidade e insensatez tamanhas, que me pareceu real, por não me ser dado o dom de tal coisa conceber. Ainda agora o tritinar de grilos silencia um segundo antes do pio da coruja, o silêncio e a loucura de todo pensamento sobre o grande problema das condições sociais, não é impossível que o homem, o indivíduo, em certas circunstancias insólitas e sumamente fortuitas possa ser feliz, pequena,e essa pequena felicidade refutaria o dogma de que na natureza humana se oculta princípio antagônico dela, porque a miséria humana nasce da violação de umas poucas e simples leis de humanidade, que possuímos, sim elementos de contentamento que se possa aproveitar, ninguém em seu juízo perfeito pode duvidar.
Penso que acabamos por nos entendermos, ele me diz, mas se em busca de quimeras afugento as minhas lhe digo e faço sem a ajuda do nobre fidalgo, com sua pena de galo no chapéu. Levanto a cabeça e posso erguer o braço e elevá-la, acima de mim, afinal ela foi cortada por Perseu, ou levá-la como uma baguete, debaixo do braço. Sempre, o afã, é quimérico, ele me diz, aparecem e desaparecem num piscar de olhos.

Saúde a aquele que não lhe agrada sentar-se junto de Sócrates e falar com ele, a quem não condena a arte das musas e não olha desde acima com desprezo o mais elevado da tragédia! Pois é vã necedade gastar ciúmes ociosos a discursos vazios e quimeras abstratas. Aristófanes.    

O Saci e o Nesnás.


O Nesnás é fruto da interação, do comércio, entre homens e demônios. Não são todos iguais, nem homens ou demônios, por segurança, Aláh Akbar, Aláh Akbar. O demônio qual seja, não é, só é o homem, por tanto o Nesnás é meio homem, meia cabeça, meio corpo, um braço, uma perna e brinca como se fosse Saci. Habita o Nômeno do norte e partes solitárias do Meniã. Não fuma, mas tem a cara no peito como os Bilemias, outra ocorrência delicada é a calda de ovelha, e é capaz de linguagem articulada. Sua carne é doce e muito apreciada. Uma variedade rara de Nesnás voa com asas de morcego e abunda no Bornéu.

adaptação de Nesnás, Jlborges, 1001 noites, e outras poucas sabedorias.      

Lili do tanatório.



Lili foi a primeira antes de Eva e Adão. Lânguida Lili! Deus a deu a Adão e Lili a Adão lindos e radiantes filhos e filhas', foi sua primeira mulher. Mas Deus deu a Adão, Eva, segunda mulher. Lili, para vingar-se da mulher humana de Adão, a induz ingerir o fruto proibido e conceber Caim, assassino do irmão. Lili deixou de ser serpente para ser espirito na noite dos tempos. Por vezes rege angelicamente a geração de homens, outras endemoniadamente assusta os que dormem a sós ou andam por estradas ermas. Assustadoramente silenciosa e vasta e solta cabeleira loura, parada sob um poste de pouca luz, pede ao táxi traslado até o cemitério.

' "glittering sons and radiant daughters"
Adaptado de JLBorges.
Lilith

HANIEL, KAFZIEL, AZRIEL E ANIEL.





Na Babilônia, Ezequiel teve uma visão de quatro animais ou anjos, ““ e cada um Tinha quatro caras, e quatro asas e “ as figuras de suas caras eram a face de homem, e cara de leão a direita, e cara de boi à parte esquerda e os quatro tinham assim mesmo cara de águia””. Caminhavam para onde lhes levava o espírito, “ cada um em obediência a sua face”, o de suas quatro faces, talvez crescendo magicamente, ia aos quatro ventos. Quatro rodas “tão grandes que eram horríveis” seguiam aos anjos e estavam cercadas de olhos.
Memórias de Ezequiel inspiraram os animais da “Revelação de São João”, em cujo capítulo quarto se lê:
“ E diante do trono havia como um mar de vidro semelhante ao cristal; e no meio do trono; e ao redor do trono quatro animais cheios de olhos adiante e atrás”.
“ E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal, semelhante a um bezerro, e o terceiro animal tinha a cara de homem, e o quarto animal, semelhante à águia que voa. E os quatro animais tinham cada um para si seis asas em volta; e dentro estavam cheios de olhos; e não tinham descanso e passavam dia e noite dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir”
tradução não ortodoxa desde.
 livro de J.L.Borges.
Libro de los seres imaginarios.
segunda edición en Club: octubre 1982.
Ed. Bruguera SA. Barcelona.

27 de set. de 2012

Liberdade de expressão: Temos o que dizer?


Meu conhecimento no que diz respeito a 'liberdade de expressão' é empírico, me obriga citar alguns fatos do meu cotidiano.
O diretor do Google, no Brasil, foi preso hoje 27\9 e logo liberado ao se comprometer a 'pensar' seriamente a respeito de um vídeo postado por um mato-grossense. Não sei do conteúdo desse vídeo, mas é acusado de difamação, calúnias, abuso disso e daquilo etc. Não vem ao caso. Só não creio que o Google deva ser responsabilizado por tal coisa. Outro juiz de Ribeirão Preto também decretou a prisão do mesmo diretor brasileiro.
Hoje a candidata a reeleição à prefeitura de Ribeirão Preto fez uso do direito de resposta, referente a ataques verbais disferidos, pelo também candidato Chiarelli, numa entrevista levada ao ar pela EPTV RP. Neste caso vi a entrevista, que posteriormente foi postada no Youtube e correu mundo com mais de meio milhão de visitas. O quê, do sucesso, não está ligado à qualidade argumentativa do candidato, mas à forma, à moda de um Jânio endemoniado, para não dizer de um mendigo na disputa das Xepas de jilós maduros e chuchus abandonados num fim de feira.
Não sei qualificar a pertinência das alegações de Chiarelli, pode que sejam verdadeiras, mas não é o caso, pois no caso a verdade que poderia haver foi maculada pela forma. Como não é o caso, também, de Chiarelli aos berros chamar o PSDB e Nogueirinha de sócios do tráficos de droga na porta das escolas do ensino fundamental. Pode que, dado o largo tempo do governo paulista estar em mãos do PSDB, este ter culpa na questão do tráfico, mas isso não se transfere diretamente, é uma questão complexa que deve ser discutida, deve encontrar culpados, mas Chiarelli não tem essa paciência, não só ele, muitos de meus amigos virtuais têm essa dificuldade, a argumentativa, e partem furiosamente para os palavrões, ataques pessoais, criando um 'ruido' ensurdecedor na rede social, que pouco serve e acrescenta à questão política, servindo quando muito a um mero desabafo pessoal, e em grande parte a ofender velhos amigos, que tem posturas definidas politicamente.
Há imagens 'poéticas' como essa : … escarro da lixeira humana... , mas que nada acrescenta, pois o que testaria os limites da liberdade de expressão, seria fazer uma crítica contundente quanto à posição do governante, enfocando a outra ou outras possibilidades menos risíveis da tal posição, e em outras questões da pertinência que leva o 'comentarista' a tudo chamar de merda.
Nossa educação, principalmente a de 'gentes' que nasceram nos 60, 70 e meados dos 80, foi o curso complementar de jurado com Aracy de Almeida, Pedro de Lara e Cia, Mestrado com Dercy Gonçalves e doutorado no Programa do Chacrinha.
Tais manifestações que não passam de monossilábicos grunhidos e ruídos o que lhes dão verosimilhanças a uma buzina, latidos ou berros de vaca.
Enquanto o guru pergunta: Vai pro trono ou não vai?
Preciso de mais, quero mais. Gosto de debater, mas sem ter que ouvir ofensas pessoais.
A Razão falha em muitos aspectos relativamente a compreensão dos fatos, de outra forma, nem tudo pode ser racionalizado, temos sentimentos e sentidos a nos ajudar, mas mesmo eles, não integralmente, cabem em belos argumentos, ainda que contrários, ainda que me tirem da zona de conforto. 

26 de set. de 2012

Democracia: Informação. Virtude Cívica.



Na democracia deve haver um lugar para a oposição. Isso só ocorre se houver eleições regulares, competitivas, limpas, sob controle de instituição apartidária.
Não há contestação adequada se não houver participação equivalente. A participação depende em grande parte de acesso a informação. À boa informação não basta ser oficial, ou oficialmente oposta, deve ser alternativa, para permitir a formação de um amalgama, um cimento que possibilite a compreensão do funcionamento do sistema. O sistema é muito complexo, porque é composto de multiplicidade de interesses, por exemplo, o quê determina a posse de um pedaço de terra? Essa decisão já foi tomada à base da luta direta entre os postulantes, hoje se dá de modo mais civilizado, ainda com resquício da força, porque a posse está na base da discórdia, entretanto se aceita a regra.
A compreensão legitimada pela 'boa' informação, causa implicações nas decisões.
Por isso se faz necessário essa vindicação da virtude cívica. Porque, afinal, se trata de autogoverno. Mas no auto governo a representação é a exigência central, porque não podemos todos governar.
Cidadania. O sistema democrático é uma obra aberta. A participação já foi menor, mas as dimensões do exercício da cidadania se abre a possibilidades de ampliação dessa participação, com a evidente qualificação da cidadania.
Tudo começou com os Direitos Civis e evoluí a Direitos Políticos, Direitos Sociais, e outras dimensões, Sociais e Econômicos, Ambientais e afinal hoje falamos em direito dos Animais Domésticos e assim por diante, como metas a serem alcançadas e ampliadas.
A intervenção da cidadania é decorrente da igualdade politica, mas também, como já disse, da virtude cívica, da qualidade da cidadania etc.
Há que se notar e é fundamental que há uma diferença entre o governo do império da lei previamente estabelecida – submissão voluntária de modo consensual – e o governo do homem que depende dos interesses de quem comanda. Enfim, a lei submete, deve submeter a todos os cidadães.
Por que a democracia? Porque afasta a tirania.
Mas também é uma decorrência racionalista. Para os donos dos anéis, a segunda melhor, porque, impede a guerra de todos contra todos. Os que têm e os sem anéis.
A convivência pacifica, na impossibilidade da imposição de um grande poder. Pois há uma certa garantia mínima de sobrevivência a todos.
Garante direitos fundamentais, direito a vida, seu objeto central. E tem como objetivo do bom governo criar condições superiores àquele selvagem. Protege os interesses individuais de indivíduos diferentes reivindicando cada um a sua própria existência.
Autonomia moral dos indivíduos frente a ordem das prioridades públicos, supõe que assume-se graus de responsabilidade frente a estes interesses.
Isso quer dizer da existência de interesses individuais diferentes dentro da igualdade de condições. Isso se traduz em transparência de procedimentos e em antidoto a lei de Gerson.
Produz ainda a igualdade intrínseca, noutras, qualquer pessoa que sabe bem qual o seu interesse, saberá o que é bom para ele, e isto é o que o qualifica para a tomada de decisões nos processos de interesse particular e geral.
Havendo participação, contestação, virtude cívica, cidadania etc, implicam na desnecessidade de guardiães. Na verdade são os gestores devem ser dirigidos pelos políticos, porque o gestor entende do melhor processo de produção e organização de determinado mecanismo, e o politico dos interesses a que servem os produtos gestionados na melhor forma de produção.
O bom governo depende de virtude cívica e esta transmite-se de geração em geração, devemos educar, qualificar, procurar fontes alternativas de informação, porque as decisões são tomadas pelo Estado sobre as sociedade são vinculantes, agem o tempo todo sobre nós, e estas decisões são tensas. A relação entre Executivo, legislativo e judiciário é tensa, deve ser tensa, para não serem o mesmo, e se tratar de uma ditadura.
Enfim o Estado toma decisões – na democracia de forma legitima – organiza um conjunto de instituições que exercem poder sobre a sociedade, que atua na mediação do conflito politico, há conflito, interesses em disputa, buscando a legitimação. As instituições formam um conjunto tenso.