9 de out. de 2012

Santinhos?



Para melhorar a qualidade do voto, antes temos que melhorar a qualidade de nossa charcutaria.

É básico. Se não sabemos escolher a calabresa, a pergunta já vem implícita, vou redundar, como poderemos escolher políticos Há vários caminhos e argumentações possíveis para seguir a analogia.
 Fazer do político calabresa, é fazer do seu fabricante o povo - seu gerador-. O político nasce, emerge do e no seio da sociedade. Os políticos não vêm de outro planeta. Assim como a calabresa tem origem bem conhecida – ou deveria ter procedência, ingredientes etc conhecidos – o quê nem sempre é verdadeiro. E por incrível que pareça é mais que analogia, é a origem – como muitas outras situações – da falta de qualidade do voto. Excetuam-se as raras butiques, de luxo, onde algum produto nacional é diferenciável pela qualidade, além do rótulo, no demais a escolha se dá pelo preço, porque todas são ruins.
 Entretanto há quem acredite, via publicidade, que há diferenças significativas entre uma e outra, sendo todas produzidas a toneladas, cozidas pra dedéu, lotadas de sal via nitrito de sódio uma infinidade de produtos químicos ora reguladores, potenciadores de sabor, corantes, aromatizadores, extensores (que ligam água e gordura) etc.
Quero dizer com isso que a escolha, como ela se dá hoje, é mero exercício de consumo. E volta-se à partida. Como consumidores não sabemos escolher embutidos!
Desta maneira é fácil compreender como as grandes industrias gastam mais em publicidade que no desenvolvimento da qualidade, para realmente diferenciar o seu produto. Não precisa ir muito longe, uma das marcas de cerveja mais cobiçadas pela massa, de memória, nada fez senão mudar sua apresentação, chegando ao cúmulo, para vender o mesmo como melhor,  diz que antes todas empanzinavam, incluso ela mesma. Aonde isso nos leva? Aos Santinhos.
Passei o dia 'ajudando' meu candidato. À porta da zona eleitoral, montes de santinho, santinhos aos montes, fica melhor.
Por que? Porque o eleitor, parte dele, de todas as classes, pesquisa visual, empirismo, pois o colégio onde 'trabalhei' é secção dos moradores dos condomínios que circundam Bonfim. Vi muita gente agachar e colher uma 'santa' criatura e ir por ele votar. Havia disfarces. Enfim detalhes novelescos. Somos um povo novelesco, atuamos como se fossemos personagens dessa grande novela. Não sabemos dizer o não ou o sim, sem intercalar uma novela. A prova cabal é a quantidade de votos totalmente fora de contexto, votos em candidatos que nem sequer colaram cartazes, ou vieram aqui, ou distribuíram santinhos antes, somente no dia forraram o asfalto, passou um eleitor, pegou, votou.
O desinteresse em participar da vida política, o que é em si fatal, leva a que o eleitor seja tratado como consumidor, o que é absolutamente real. Antes da eleição escrevia sempre pedindo a participação. Devemos participar, nem que seja com o espírito festeiro, porque é uma festa.
Um delegado de partido, ficou i-n-d-i-g-n-a-d-o com a montoeira de papeis, encontrou uma vassoura e começou a varrer, santa crueldade, o homem vestido pelo seu partido no limite da legalidade, teve a pachorra de ir buscar sua pick-up, também ela toda adesivada, estacionou bem na boca do colégio... eu estava lá, e disse-lhe, pouco, sendo do partido que era!
Agora para um povo que joga tudo na rua, restos de sorvete, copos de água, vasilhames em geral etc, coisas que fazem essa indignação novelesca, como já disse, é uma atitude hilariante por postiça.
O sujeito – verdadeiro suíço! - a se espantar com os santinhos, é para c. de rir.


5 de out. de 2012

YHVH.




Há muito tempo um povo esqueceu-se de como se pronuncia o nome de Deus. Na origem dos tempos, não há provas, esse povo pronunciava seu nome, mas com o passar dos tempos, deixou de fazê-lo. Dizem que era de difícil pronuncia. De tal modo que, delas, havia muitas. Mas sempre houve quem a soubesse fazer corretamente. Este, dizem, houve, por bem, espalhar a norma qual não se podia errar a pronunciação do nome divino. O povo que já não sabia corretamente, passou a não dizer seu nome. Para não dizer em vão. Passou então a representá-lo por YHVH e nem sempre, oralmente, o faziam integralmente, YHVH, mas ora Yha, Yoh , Ye ...Ie-hovah, ou em composição Jah (substituiu-se em português o Y por J) Jah é o Ser; Iao, iu-piter, com a mesma significação; ha-iah, hebr., foi; ei, grego, es; ei-nai, ser; an-i, hebr., e em conjugação th-i, Eu; e-go, ich, i, m-i, t-ibi, t-e e todos os pronomes pessoais nos quais a vogal i, e, ei, oi, representa a personalidade em geral, e as consoantes n, s ou t, servem para indicar o número de pessoas. No mais se discute acerca dessas analogias; eu não me oponho a isso, porque nessa profundidade, e com minha abissal ignorância, a filologia é uma nuvem ou puro mistério. O que importa é que a relação fonética dos nomes parece traduzir uma relação de ideias, não de pessoa.

Eu sou Eu, disse deus a Abraão, e trato contigo... E disse a Moisés: Eu sou o Ser. Falarás aos filhos de Israel, e lhes dirá: O Ser me envia a vós. Estas duas palavras o Ser e Eu, tem na sua língua original – a mais religiosa que jamais falaram os homens – a mesma característica. Numa outra ocasião YHVH, fazendo-se legislador por intermédio de Moisés, atesta sua eternidade e jura pela sua essência, diz, em forma de juramento: Eu: ou melhor redobrando energias: Eu, o Ser. Assim o Deus do hebreus é o mais pessoal e o mais voluntarioso de todos os deuses, e nada melhor que Ele para expressar a intuição da humanidade.
Esse isolamento e a falta de comunicação, manteve a alma humana absorvida no egoismo animal, e a ausência de movimentos divinos, foi mudando pouco a pouco a vida social que ficou rotineira e mecânica, eliminou a ideia de vontade e de providência divina. Isso foi mortal.
Os chineses por sua vez, conservaram em suas tradições a recordação de uma religião que havia deixado de existir entre eles desde o século V ou VI da nossa era. Coisa mais surpreendente ainda, é que esse povo – singular –, ao perder, esquecer o culto primitivo, parece ter compreendido que a dinvindade não é outra coisa que o eu coletivo do genero humano; de tal sorte que desde a mais de dois mil anos, China, nas suas crenças vulgares, já havia chegado às últimas novidades do ocidente. No I-Ching se diz: O que o céu quer e entende, não é mais o que o povo quer e entende. Ou ainda: O que o povo julga digno de recompensa e de castigo, é o que o céu quer castigar ou recompensar. Há uma comunicação íntima entre o céu e o povo; que os governantes estejam atentos e sejam reservados.
Confucio disse o mesmo de outro modo: Ganha o afeto do povo, e ganhará o império. Perde o afeto do povo e perderás o império. Essa a razão geral.
Em Tao-te-King, que não é mais que a critica da razão pura, ou seu esboço, Lao Tsé identifica com o nome de Tao a razão universal e o ser infinito.
É estranho, mas a religião morre pelo progresso e também, vide China, pela imobilidade.
Sem prejulgar a realidade ou não realidade de deus, admitamos, que deus seja outra coisa que a razão universal ou o instinto coletivo, é preciso saber o que é a razão universal. Porque a razão universal não está na razão individual, melhor, só existe empiricamente, quer dizer, não é possível deduzir, a priori, ou induzir ou sintetizar.
Noutras palavras, se tivesse nascido em Java, falava javanês, ainda mais desconcertante é o fato: se ainda houvesse nascido no Brasil, e desmamado levado a Java a uma família javanesa, falaria javanês. Supondo que ao contrário de ser levado a uma família humana, fosse levado a uma família de hipopótamos – e sobrevivido – não falaria coisa alguma, que não o hipopotamês.
Noutras palavras: Se toda humanidade desaparecesse, e deixasse vivo alguns casais de bebês e que estes sobrevivessem, e constituíssem sociedades, tardaria, talvez, uns milhares de anos para se estabelecer a ideia de deus, concordando que a tal sociedade repetiria os nossos passos, sem os saber.





30 de set. de 2012

A manipulação do voto pela mídia e seus auxiliares luxuosos, OAB-RP e ACIRP.




O biênio 2011\12 tem se mostrado um período rico para quem gosta de explorar esse terreno, o âmbito da influência mediática, local, regional e nacionalmente. Mas é, desde logo e a qualquer nível, um experimento difícil de ser comprovado, porque a pergunta a ser feita interfere na resposta, posto que ninguém em sã consciência responde que planejou isso ou aquilo. Primeiro pela possibilidade de falência do pretendido, antes da total realização da coisa. Depois pela improbabilidade de haver declarações que negariam a imparcialidade na narrativa dos fatos. Sendo esta uma característica – caráter – próprio da nação, o quê deixa somente à interpretação e o pressuposto virtuoso desta pelo interpretador, se existir.
Foi notória a participação da OAB, da ACI seccionais ribeirão-pretanas e do Jornal A Cidade e da EPTV, sendo os últimos os mesmos.
Uma verdadeira manipulação de massas, que exigiram a participação popular em temas como a repaginação do centro – aliás de interesse mais da elite comercial frente aos que não tem sequer asfalto, esgoto e água – , da manifestação, outra vez, popular quanto a diminuição do número – legal diga-se de passagem – de vereadores, fato, e tem-se que dizer, por meio de uma pesquisa – não questionada por nenhuns – que mostrou a indisposição dos 'eleitores' em ver a câmara aumentar sua demografia, e esta suposta 'delegação' de poderes – via pesquisa estatística – e com ela 'em mãos', supostamente, negociou-se com a mesma câmara um outro número.
Entendo que negociação é assim mesmo, eu 27, tu 20, bla,bla, bla... enfim 22 ou 23 sei lá, mas foi honestidade rarefeita, e tanto foi que os postulantes ao cargo, sabedores da lei eleitoral, garantirão na justiça eleitoral a posse dos 27, por fora de prazo, apressada e inconsequente trambolhoso pacto.
Na sequência dos fatos via 'panelaço', movimento 'pseudo-popular' – poucos estudantes, por sinal, com lideres, sim, e os vi na câmara exercendo-a, tanto que hoje buscam na mesma câmara seus assentos, e não custará ver algum deles lutar pelas vagas negociadas! – buscou-se a reversão do aumento de subsidio auto impostos pela vereança.
Uma manobra cuja pedagogia, terrível, ajuda solidificar a ideia de uma suposta separação entre o cidadão e a vida política, e esse tiro sempre sai pela culatra como veremos. O contrário disso deveria ser a afirmação de que somos “Zoom Politikom” como quis o grego.
Mas os liberais e conservadores, mais que ninguém, têm ojeriza às grandes manifestações, por incontroláveis, sempre as forjam dentro do limite claro do controlável, da verossimilhança, aliás a base de muitas atividades nacionais.
Voltando ao biênio, depara-se, ao longo dele, com a 'indiciosa' ( há que haver termo o exercício de julgar pelo indício) atividade de questionamento da gestão da água, com o apelo: do Aquífero Guarani, por que apelo? Porque a Natureza – jardinagem, paisagismo, me parece ser essa a concepção de natureza que se tem – e os animais – sempre domésticos e os domesticáveis, sem ironia - dificilmente podem ser debatidos sem que isso gere isolamento político. Há um progressismo obrigatório.
A gestão da Água em Ribeirão Preto desde muito é problemática por fatores reais. Um deles é o de a população, apesar de reconhecida cidade rica, o cidadão é pobre, senão basta observar, ler os blogs do professor e economista Vicente Golfeto, que está sempre a mostrar – dados oficiais dos setores da industria e do comércio – que a média salarial do ribeirão-pretano é inferior à de todos os municípios extraterritoriais como Franca, Sertãozinho, São Carlos, Araraquara etc, e dessa maneira a conta de água 'pesa' no bolso do usuário.
Não é possível seguir sem incluir no debate a radiofonia, que desperta as trabalhadoras e com elas, berra impropérios 'contra' o DAERP – autarquia gestora de água e esgoto – vertido pelas ondas médias e curtas o mega populismo desses meios, que se de fato tivessem algum interesse na causa popular, talvez fosse honesto deixar claro – à massa – que se deve, sim, pagar pelo uso da água e sendo 'cara' a consequente necessidade de se fazer economia, cuidar dos condutos etc, mas não é assim, as ondas da radiofonia ribeirão-pretana espalham a triste ideia de um aparente direito, a qualquer custo, da boa água do aquífero Guarani. A contradição é notória, mas não levará a nenhuma antítese, posto que, sintetizada, tais meios de comunicação houvessem já deixado de existir, como são, sem a manutenção da ignorância bilateral, que não fermenta nem ideias nem novas ou velhas, só mesmo o ranço e a ignominia, de cujos se tomará partido aquele radialista da circunstância; e uma vez nomeado vereador se envolverá diretamente na questão água, fazendo daquela população que o elegeu um problema para a autarquia, porque ali representado, será o interlocutor – palavra bonita –, melhor seria, despachante entronizado dentro dela, para diminuir e mesmo suprimir 'contas'. Isso é um vicio para o qual seria necessário criar a Associação dos Água dependentes Anônimos.
Por outro lado, há o uso politico do orçamento da autarquia pelo executivo, quer dizer, do legislativo despachante e pelo executivo em suas eternas necessidades de criar orçamento, fora do orçamento anual, muitas vezes engessado pela lei de responsabilidade fiscal. A necessidade desse uso, é clarividente, mas a legalidade é discutível. No entanto, nem políticos ou a elite já apresentada tem algum interesse na discussão profunda da questão. Pedagogicamente problemática.
No entanto, a resposta a essas manipulações citadas não tardou a aparecer, sobejamente. Porque por alvo se houve criar, ou reinventar, ou na própria linguagem dele, a repaginação do candidato sem brilho e sem luz própria, com as novas e já puídas e surradas: “choques de gestão”, que palestrantes fanfarrões distribuem pelos anfiteatros, sempre verossímil, porque grandes e competentes empresas dele fizeram uso, mas aqui é só palavra, e as terceirizações encarecem ao contrario de diminuir custos, e no lugar de agilizar a prestação do serviço o faz desaparecer, claro, dentro de uma oferta de qualidade digna.

- E a massa? Respondeu.
- O que disse? Não!
Há uma sabedoria popular sobre a realidade. A massa vive de realidade. Só sabe ler a realidade nela, que é seu único e gastado livro. Eu vivo a fantasia, no mundo do discurso, no mundo das ideias, das artes, da leitura e da cultura.
E os médias? Os tais suportes têm alem dos meios, poderes e capacidade de dizer, aliás aquilo que quiserem, e desde de Nietzsche sabe-se como se constrói a verdade, não a verdadeira, pois é com poder que se fabrica, e a tinta é o que menos custa. Não que tenha havido fortes entorses quanto ao soldo e o número de representantes, mas se percebeu, que não se tratavam exatamente de problemas dele, povo, ainda que por sutilidade o fosse, por diminuir sua representatividade e ao mesmo tempo que obriga a um aumento de custo para se eleger um vereador.
Há, sem dúvida, aquele 'bem' financiado por quem tem para “dar”, não tendo a via de mão única é a corrupção. Se se fizer a leitura razoável, percebe-se o vínculo imediato de uma coisa à outra. Os que têm acesso ao financiamento 'privado', via doações, e que-deus-os-ajude; mas os que não têm 'se viram' com as burras públicas, isso de certa forma, 'obrigatoriamente', pelasbarbasdoprofeta, como ulula. A menos que a massa abdique de ser representada minimamente pelos seus, o TRE terá imensos trabalhos.
E aqueles que têm, ou pensam que têm, a fórmula e até se 'ofereceram' como governo paralelo? Salta aos olhos a dificuldade em aplicar Machiavel.



28 de set. de 2012

Quimera.



Por muito que procurei, na Ilíada, sua única aparição, não pude ouvir dos lábios de Homero sua descrição. Se houvesse encontrado teria ouvido: Quimera é de linhagem divina e quem a avistasse de frente viria um leão, de lado uma cabra e pelo fim uma serpente; botava fogo pela boca e foi morta pelo formoso Belerofonte, filho de Glauco, tudo pressagiado pelos deuses. Cabeça de leão, barriga de cabra e rabo de serpente. Mas não é o que vejo na escultura de Arezzo, pois ali tem três cabeças, de leão, de cabra e de cobra, assim não é o rabo da serpente, mas o rabo é a cabeça da serpente.
Joyce no seu Ulisses usa essa metáfora: “Máquina é seu grito, sua quimera, sua panaceia”. E isso é o homem, nada mais, nada menos, o homem que somos todos nós, que não é nem anjo nem demônio, este prodígio, este monstro, esta quimera. Marx n'O Capital: “Faz um momento, o cidadão, levado pela quimera racionalista e de sua embriaguez de prosperidade, proclamava o dinheiro, como ilusão uma vacuidade”. Ou Cervantes no Quixote: “Y el portero infernal de los tres rostros, com otras mil quimeras y mil monstros, lleven el doloroso contrapunto; que outra pompa mejor no me parece que la merece un amador difunto.” ou ainda: “... caballeros andantes parecen quimeras, necedades y desatinos...”, “...grandes quimeras de nonadas...”, então a coisa via de regra fica séria e Foucault afunda o pé na lama em Ordem do discurso: “... para se cair não importa quê discurso, não digo no erro, mas sim na quimera, no sonho, na pura e simples monstruosidade...”, mas Kant quer que economizemos esforços, botando franqueza em nossas tarefas, simplesmente deixando de persegui-las.
Mas aqui na solidão de mim, uma mão me toca o ombro e sussurra “sei que não é verdade, sei que são as quimeras da noite, mas não te movas”. Confesso que me envergonhei ao reconhecer o terror, o espanto que ela me inspirou, de intensidade e insensatez tamanhas, que me pareceu real, por não me ser dado o dom de tal coisa conceber. Ainda agora o tritinar de grilos silencia um segundo antes do pio da coruja, o silêncio e a loucura de todo pensamento sobre o grande problema das condições sociais, não é impossível que o homem, o indivíduo, em certas circunstancias insólitas e sumamente fortuitas possa ser feliz, pequena,e essa pequena felicidade refutaria o dogma de que na natureza humana se oculta princípio antagônico dela, porque a miséria humana nasce da violação de umas poucas e simples leis de humanidade, que possuímos, sim elementos de contentamento que se possa aproveitar, ninguém em seu juízo perfeito pode duvidar.
Penso que acabamos por nos entendermos, ele me diz, mas se em busca de quimeras afugento as minhas lhe digo e faço sem a ajuda do nobre fidalgo, com sua pena de galo no chapéu. Levanto a cabeça e posso erguer o braço e elevá-la, acima de mim, afinal ela foi cortada por Perseu, ou levá-la como uma baguete, debaixo do braço. Sempre, o afã, é quimérico, ele me diz, aparecem e desaparecem num piscar de olhos.

Saúde a aquele que não lhe agrada sentar-se junto de Sócrates e falar com ele, a quem não condena a arte das musas e não olha desde acima com desprezo o mais elevado da tragédia! Pois é vã necedade gastar ciúmes ociosos a discursos vazios e quimeras abstratas. Aristófanes.    

O Saci e o Nesnás.


O Nesnás é fruto da interação, do comércio, entre homens e demônios. Não são todos iguais, nem homens ou demônios, por segurança, Aláh Akbar, Aláh Akbar. O demônio qual seja, não é, só é o homem, por tanto o Nesnás é meio homem, meia cabeça, meio corpo, um braço, uma perna e brinca como se fosse Saci. Habita o Nômeno do norte e partes solitárias do Meniã. Não fuma, mas tem a cara no peito como os Bilemias, outra ocorrência delicada é a calda de ovelha, e é capaz de linguagem articulada. Sua carne é doce e muito apreciada. Uma variedade rara de Nesnás voa com asas de morcego e abunda no Bornéu.

adaptação de Nesnás, Jlborges, 1001 noites, e outras poucas sabedorias.      

Lili do tanatório.



Lili foi a primeira antes de Eva e Adão. Lânguida Lili! Deus a deu a Adão e Lili a Adão lindos e radiantes filhos e filhas', foi sua primeira mulher. Mas Deus deu a Adão, Eva, segunda mulher. Lili, para vingar-se da mulher humana de Adão, a induz ingerir o fruto proibido e conceber Caim, assassino do irmão. Lili deixou de ser serpente para ser espirito na noite dos tempos. Por vezes rege angelicamente a geração de homens, outras endemoniadamente assusta os que dormem a sós ou andam por estradas ermas. Assustadoramente silenciosa e vasta e solta cabeleira loura, parada sob um poste de pouca luz, pede ao táxi traslado até o cemitério.

' "glittering sons and radiant daughters"
Adaptado de JLBorges.
Lilith

HANIEL, KAFZIEL, AZRIEL E ANIEL.





Na Babilônia, Ezequiel teve uma visão de quatro animais ou anjos, ““ e cada um Tinha quatro caras, e quatro asas e “ as figuras de suas caras eram a face de homem, e cara de leão a direita, e cara de boi à parte esquerda e os quatro tinham assim mesmo cara de águia””. Caminhavam para onde lhes levava o espírito, “ cada um em obediência a sua face”, o de suas quatro faces, talvez crescendo magicamente, ia aos quatro ventos. Quatro rodas “tão grandes que eram horríveis” seguiam aos anjos e estavam cercadas de olhos.
Memórias de Ezequiel inspiraram os animais da “Revelação de São João”, em cujo capítulo quarto se lê:
“ E diante do trono havia como um mar de vidro semelhante ao cristal; e no meio do trono; e ao redor do trono quatro animais cheios de olhos adiante e atrás”.
“ E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal, semelhante a um bezerro, e o terceiro animal tinha a cara de homem, e o quarto animal, semelhante à águia que voa. E os quatro animais tinham cada um para si seis asas em volta; e dentro estavam cheios de olhos; e não tinham descanso e passavam dia e noite dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir”
tradução não ortodoxa desde.
 livro de J.L.Borges.
Libro de los seres imaginarios.
segunda edición en Club: octubre 1982.
Ed. Bruguera SA. Barcelona.