18 de fev. de 2011

Bento Santiago: por óbvio é casmurro.

Bento Santiago metido consigo, por meio de: deus é poeta, satanás é maestro e Shakespeare um plagiador. Bento Santiago é um plagiador do plágio e quis ser Otelo. Deixa\faz morrer a amada para ter\ser imortal o seu amor, pois o “objeto” é uma atrapalhação que enreda.

17 de fev. de 2011

Bento Santiago é feminino.

Não, não é mulher, nem tentativa de ser, imitação de, transmutação, metempsicose, transmigração etc é feminino.

...A divisão que foi sempre uma das operações difíceis para mim...

Sua lente de ver o mundo é a lente feminina. Tampouco tem mente feminina. É feminino. À imagem da mãe e suas referências. Um exemplo: O rapazito quer ir à Bahia. A mãe diz que não têm dinheiro nem para chegar a Belo Horizonte. O pai os leva à Bahia, estende a viagem ao Recife com chances de chegar a Fortaleza, estoura o cartão no último dia, dá um cheque descoberto, cobri-lo-á “assim que” chegar de volta, caso consiga o dinheiro. O filho volta estupefacto, louco para uma nova viagem. Caso fosse com a mãe a Belo Horizonte. Dormiria num grande hotel, tomaria café da manhã a cada dia, almoçaria, jantaria e iria para a cama de banho tomado e dentes escovados e: ...a Barra do Sahy é muito mais...
Bento Santiago tem essa referência e não sabe esquecer, esquecer de esquecer-se de lembrar. Bento Santiago não se lhe esquece ou escapa as meias ou as cintas ligas da autóctone afrancesada, que cai e levanta-se presta com a “manha” de ocultar prováveis arranhões no joelho e segue em seu tique, tique, tique, tique...

Bento Santiago quer confessar-se, e para usar uma parole inusitada cita Montaigne: ce ne sont pas mes gestes que j’escris, c’est moi, c’est mon essence... diz-se que a essência é o conjunto do resumo do bem e do mal encarnado, isso é um saco de ossos de um desencarnado e com as falanges se embaralham os escafoides, enfim, não diz da bondade de si, senão que dá a bengala a um cego que perdeu o bordão e perde o trem... Voilà mes gestes, voilà mon essence...

15 de fev. de 2011

Bento Satiago vive só.

Bento Santiago vive só. Viver só é diferente de viver na solidão. Só é tão-só sozinho. A solidão é povoada, é demografia fantasmal orgiástica. Bento Santiago está e vive só, pois somente assim é possível a certeza. Certeza do caminho, certeza que assim lhe queriam; só. O amor é incerto. As declinações do latim são uma obrigação, além de certas.
Bento Santiago não julga e por desnecessidade: não perdoa, não culpa, apenas resigna-se, sem se entregar a própria condição humana. Bento Santiago só quer saber, é o seu vício pequeno burguês.(Poder do conhecimento: O sujeito sabe, a coisa, objeto são meras implicações do poder-saber. Michel Foucault) Bento Santiago é civilizado ( em antagonismo a bárbaros, entregues à paixão - aqui vale repisar Foucault: não há relação de poder entre indivíduos livres - assim no "bárbaro" o poder não se perpetua, só no "civilizado" se estabelece a priori a relação de poder), reservado versus transbordado, no cerne de uma família que rubra diante dos superlativos( empáfia de quasiescravo) de José Dias ( fóssil vivo da escravidão), assim como faz Bento Santiago não ver sentido “reservado, civilizado, burguês” no simples canapé quando ocupado por homem e mulher. Gustav von Aschenbach, homem civilizado reservado, ao experimentar essa “entrega à paixão” ( Morte em Veneza) enlouquece. Bento Santiago nem chegou a experimentar, fugiu, para que talvez amar seja dividir,coisa deveras inútil numa sociedade que encontrou sua expressão, mais superlativa, na propriedade.


Se quiser saber o que é paixão leia:clicando
Zé Gabriel

14 de fev. de 2011

Bento Santiago é quântico.

O Princípio da Incerteza de Heinsenberg diz que o instrumento de medir o observável interfere no valor desta. Fóton e elétron se equivalem. Sendo fóton instrumento, elétron o observável. Para saber a posição perde-se informação da velocidade. Bento Santiago se dá conta que a razão não é medida para o sentimento e este é por assim dizer desrazoado por excelência. Mas tampouco se pode medir sentimento com sentimento, ainda que se possa fazer equivalência, mas é só equivalência entre sentimentos coisa que não se atinge desde um arrazoado que é o cânone conjugado possível, porém impreciso. Bento Santiago cogita que entrou na vida por duas portas, ao perceber que sabia latim a ponto orgiástico e era um analfabeto respeito ao amor. Onda ou partícula. Duas vidas e a mesma.

13 de fev. de 2011

Bento Santiago é intangível.

Bento Santiago é intangível se não compreendermos a infância de Machado de Assis. Para mim a infância machadiana é Machado cronista, aonde ensaiava o cômico-fantástico ou sério-cômico também dita sátira menipeia (seu iniciador foi Luciano de Samósata, filósofo cínico nascido na província romana da Síria e que viveu entre 125-181 d.C.), que influenciou Erasmo de Roterdam com “Elogio da loucura”; Rabelais com “Pantagruel”; Swift com “Viagens de Gulliver”; Voltaire com “Micrômegas”; Quevedo com “O Gatuno”, Joyce com “Ulisses” etc.) segundo Enylton de Sá-Rego. Machado foi ainda um dos poucos ficcionistas - pós-romanticos - brasileiros que leu Schopenhauer – que o compreendeu foi o único -.
Bento Santiago é mestre satírico, no bonde com o poeta, bebendo Chianti e licores com um tenor sem voz, com o agregado José Dias - um caju chupado - “eloquência a altura da piedade”
...”—Não, Bentinho, disse ele- basta um alopata; em todas as escolas se morre. Demais, foram idéias da mocidade, que o tempo levou; converto-me à fé de meus pais. A alopatia é o catolicismo da medicina...”

10 de fev. de 2011

Bento Santiago disse: há muita metafisica em: a vida é uma ópera.

Bento Santiago come bem e não dorme mal, horta, jardina e lê, de memória tem a recordação doce e feiticeira. Quase escreveu alguma aridez, mas em busca de inquietas sombras... Teve muitas tardes como aquela de novembro de 1857, melhores ou piores mas não inesquecíveis como. Marcolino diz que a terra é o teatro construído por Deus para executar a ópera criada por Satanás, não foi demolido ainda por alguma utilidade astronômica. Demasiada metafísica, mas aceitável uma vez que os filósofos na maioria das vezes “somos” frustrados jogadores de futebol. Bento e Marcolino esvaziavam Chiantis e de seguida licores e louvam aos deuses, e pedem que as fumaças dos humores humanos lhes cheguem às narinas. Talvez seja uma falha de suavidade. Mas Bufalo Bill atira para matar. Não falha. Ou sera Billy the Kid o infame!
Tem graça...
Graça? Bradou ele com fúria. Eu não acho graça.