O Princípio da Incerteza de Heinsenberg diz que o instrumento de medir o observável interfere no valor desta. Fóton e elétron se equivalem. Sendo fóton instrumento, elétron o observável. Para saber a posição perde-se informação da velocidade. Bento Santiago se dá conta que a razão não é medida para o sentimento e este é por assim dizer desrazoado por excelência. Mas tampouco se pode medir sentimento com sentimento, ainda que se possa fazer equivalência, mas é só equivalência entre sentimentos coisa que não se atinge desde um arrazoado que é o cânone conjugado possível, porém impreciso. Bento Santiago cogita que entrou na vida por duas portas, ao perceber que sabia latim a ponto orgiástico e era um analfabeto respeito ao amor. Onda ou partícula. Duas vidas e a mesma.
14 de fev. de 2011
13 de fev. de 2011
Bento Santiago é intangível.
Bento Santiago é intangível se não compreendermos a infância de Machado de Assis. Para mim a infância machadiana é Machado cronista, aonde ensaiava o cômico-fantástico ou sério-cômico também dita sátira menipeia (seu iniciador foi Luciano de Samósata, filósofo cínico nascido na província romana da Síria e que viveu entre 125-181 d.C.), que influenciou Erasmo de Roterdam com “Elogio da loucura”; Rabelais com “Pantagruel”; Swift com “Viagens de Gulliver”; Voltaire com “Micrômegas”; Quevedo com “O Gatuno”, Joyce com “Ulisses” etc.) segundo Enylton de Sá-Rego. Machado foi ainda um dos poucos ficcionistas - pós-romanticos - brasileiros que leu Schopenhauer – que o compreendeu foi o único -.
Bento Santiago é mestre satírico, no bonde com o poeta, bebendo Chianti e licores com um tenor sem voz, com o agregado José Dias - um caju chupado - “eloquência a altura da piedade”
...”—Não, Bentinho, disse ele- basta um alopata; em todas as escolas se morre. Demais, foram idéias da mocidade, que o tempo levou; converto-me à fé de meus pais. A alopatia é o catolicismo da medicina...”
Bento Santiago é mestre satírico, no bonde com o poeta, bebendo Chianti e licores com um tenor sem voz, com o agregado José Dias - um caju chupado - “eloquência a altura da piedade”
...”—Não, Bentinho, disse ele- basta um alopata; em todas as escolas se morre. Demais, foram idéias da mocidade, que o tempo levou; converto-me à fé de meus pais. A alopatia é o catolicismo da medicina...”
12 de fev. de 2011
10 de fev. de 2011
Bento Santiago disse: há muita metafisica em: a vida é uma ópera.
Bento Santiago come bem e não dorme mal, horta, jardina e lê, de memória tem a recordação doce e feiticeira. Quase escreveu alguma aridez, mas em busca de inquietas sombras... Teve muitas tardes como aquela de novembro de 1857, melhores ou piores mas não inesquecíveis como. Marcolino diz que a terra é o teatro construído por Deus para executar a ópera criada por Satanás, não foi demolido ainda por alguma utilidade astronômica. Demasiada metafísica, mas aceitável uma vez que os filósofos na maioria das vezes “somos” frustrados jogadores de futebol. Bento e Marcolino esvaziavam Chiantis e de seguida licores e louvam aos deuses, e pedem que as fumaças dos humores humanos lhes cheguem às narinas. Talvez seja uma falha de suavidade. Mas Bufalo Bill atira para matar. Não falha. Ou sera Billy the Kid o infame!
Tem graça...
Graça? Bradou ele com fúria. Eu não acho graça.
Tem graça...
Graça? Bradou ele com fúria. Eu não acho graça.
9 de fev. de 2011
Bento Santiago. Falocêntrico.
Tragédia falocêntrica por universal!
Bento Santiago quer viver sua vida como se toda essa vida fosse uma narrativa, mas falha na vida, ou melhor falha a narrativa, ainda melhor, a vida que narra é um desvio da narrativa que se propõe como guia da vida. Assim Bento Santiago falha ao narrar o vivido, falhando como narrador. E a esta falha nos designa a emendá-la. Roberto DaMatta diz de nós: o sujeito é a relação; e dos protestantes: o sujeito é o sujeito. Por isso entre nós o feminino é o ente mediador, já que funcionalmente é elo do que somos - relação- e seguindo e seguindo dá em mediadora em mediatriz e então meretriz do interno: o corpo, o sentimento, a casa e o externo: a multidão, a cidade, etc. Assim no centro da tragédia de Bento Santiago a cisão daquilo que o liga ao exterior, o deixa tão perplexo como diante do primeiro beijo. Bentinho fazia verdadeiras orgias com latim e nada sabia de amor. Daí que no primeiro beijo de Bentinho, Bento Santiago antevê que seu elo com o exterior, não se ligava ao sentimento universal(Bento), Capitu não renunciará dos benefícios ao alcance da mão. Assim Capitu é harmonia, além do bem e do mal, ademais de alheia à universalidade coisa por pressuposição: burguesa (coisa vitoriana)(falocêntrica). Para tanto cumprimos nosso papel ao tentar preencher a lacuna (proposital ou não da narrativa de Bento Santiago).
Bento Santiago quer viver sua vida como se toda essa vida fosse uma narrativa, mas falha na vida, ou melhor falha a narrativa, ainda melhor, a vida que narra é um desvio da narrativa que se propõe como guia da vida. Assim Bento Santiago falha ao narrar o vivido, falhando como narrador. E a esta falha nos designa a emendá-la. Roberto DaMatta diz de nós: o sujeito é a relação; e dos protestantes: o sujeito é o sujeito. Por isso entre nós o feminino é o ente mediador, já que funcionalmente é elo do que somos - relação- e seguindo e seguindo dá em mediadora em mediatriz e então meretriz do interno: o corpo, o sentimento, a casa e o externo: a multidão, a cidade, etc. Assim no centro da tragédia de Bento Santiago a cisão daquilo que o liga ao exterior, o deixa tão perplexo como diante do primeiro beijo. Bentinho fazia verdadeiras orgias com latim e nada sabia de amor. Daí que no primeiro beijo de Bentinho, Bento Santiago antevê que seu elo com o exterior, não se ligava ao sentimento universal(Bento), Capitu não renunciará dos benefícios ao alcance da mão. Assim Capitu é harmonia, além do bem e do mal, ademais de alheia à universalidade coisa por pressuposição: burguesa (coisa vitoriana)(falocêntrica). Para tanto cumprimos nosso papel ao tentar preencher a lacuna (proposital ou não da narrativa de Bento Santiago).
8 de fev. de 2011
Bento Santiago. A ópera que é palha e aço! Palhaço.
Bento a respeito do sabor póstumo das glórias interinas, queria saber o que fere e o que cura( difere, indiferente, oferece, prefere, defere, diferenças, transfere, féretro etc) buscou nos livros e nas próprias traças que roem os livros, mas estas não sabem o quê roem, sabem que roem, sem amor ou ódio. Esse roer e esse silêncio sobre o roer, é possivelmente roer o roído. Assim que a menina roía e não comia às colheradas, cingia-lhe barcos de papel até outra borda. Por ela, Bento escreve e toca aos compiladores e aos ouvidos de um que se detém e, este o imobilizará na eternidade desapiedada: o instante.
7 de fev. de 2011
Bento Santiago.
Bento Santiago está bem. Deu umas cochiladas no trem por óbvias sensaborias poéticas. Sem querer emendá-las está inclinado a preocupar-se com a eternidade e sua pendularidade e descarada falta de interesse para com a duração de felicidades e suplícios. Deixa assim claro que a eternidade é pendular. Intangível, imaginar o que é isso, de tal modo escapou a Dante. Sabe que as odes, os dramas e todas as obras de arte já existem e já feitas, a razão é a metafísica. Santiago crê que Ezequiel está impossibilitado de pousar. Qualquer coisa: as mãos, os pés, os olhos, ele todo enfim, mas cogita.
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