20 de mar. de 2015

Duplamente Ateu

Duplamente Ateu.

Sou individualista, arre, se sou. Mas não me basta o meu umbigo. Ou faremos um planejamento global para os 8 bilhões de pessoas de 2020, que incluem poucos ou muitos vizinhos, nossos bairros, cidades ou vamos logo lamber sabão. Moisés recebeu no monte Sinai dez mandamentos. No entanto, faz uns anos, por volta de 1995, surgiram outros, a substituí-los. Não sou quem os pensava, mas não os categorizei. Quem fez isso foi Ricardo Petrella, em O Bem Comum…
São seis. Um, a Mundialização: Há que se adaptar à globalização de capitais, mercados e empresas. Não sei escrever como na Bíblia, aquele troço de Haverás…. Dois: A Inovação. Há que se inovar, com a finalidade de reduzir despesas. Três: A Liberalização. Abertura de todos os mercados. Quarto: Desregulamentação: dará o poder ao mercado, dando lugar a um Estado Notário. Quinto: A Privatização eliminará qualquer forma de propriedade pública e de serviços públicos. Sexto: A Competitividade: há de ser o mais forte se quer sobreviver à competição mundial.
Fica-me a dúvida: mandamentos ou maldições? Vendo o escracho da coisa, meu otimismo frente a isso minguou. Nada para desesperos. Se no velho mundo dos 10 mandamentos, era agnóstico, agora sou ateu de vez, e beligerante ante este novo reino da economia de mercado, aonde acontece o quê acontece. Não quero alvitrar um futuro mais moderno, mais tecnológico, para quê?


Nenhum comentário: