21 de fev. de 2017

Parte insignificante da população pode passar da religião à cultura.

Parte insignificante da população pode passar da religião à cultura.
Parte insignificante da população pode deixar o refúgio que é a religião, seja ela qual for, para se abrigar na cultura, na razão, na autonomia



oitavo dia

Então, foi para um bar na rodoviária, era o único que não fechava, e por vezes o sol saia em meio as trevas, fez-se o pequeno ajuste. O galo cantou fora de hora. O esforço fora imenso, dar vida à Terra, ao rio, ao mar, os pássaros... Necessito mais anarquia paisagística, pensou, mais sombras... pode ser uma questão de origens... girava no tamborete e a visão do mundo... a falta de humor em diferentes cores, a insistência do chinês em sua tese repetida com apresentações diferentes a cada dose de cachaça... tudo é excessivo, ainda assim é um grande engenho, com o qual poderia recriar meu próprio espírito, mais agudo, tirar peso das preocupações... Ah! Isso é com eles. Cheguei ao extremo, sei. Não fiz falar as árvores, nem os animais a conversarem com pessoas, que rissem ainda vá, nem fiz os pássaros falar, só pios, para que não brigassem em pleno voo... Outra volta no tamborete... Ah! Está bom assim!




Havia três dias que não tomava o café da manhã. Era sempre da mesma maneira. Acordava olhava para o céu, e logo baixava a cabeça. Hoje, no entanto, o céu estava cheiinho de nuvens.

Havia três dias que não tomava o café da manhã. Era sempre da mesma maneira. Acordava olhava para o céu, e logo baixava a cabeça. Hoje, no entanto, o céu estava cheiinho de nuvens.   

Estes são os que gostaram daqueles anos, donde a alegria estava proscrita,

Estes são os que gostaram daqueles anos, donde a alegria estava proscrita, se punia gravemente antes, com a morte por muitas vezes, e até hoje não se pode perguntar o porquê. Sem nenhum traço de pudor, tomaram de assalto o cerne do poder no Brasil. Os três poderes, descaradamente irmanados.  

Cave amanten


Humbert humbert The rapist therapist.


Fim de ganas week
Domingua a noite
com ou sem manha de manhã é fecunda-seira.
Comecedinho a ser, mana.




Lit.





Théâtre des ris et des pleurs
Lit! où je nais, et où je meurs,
Tu nous fais voir comment voisins
Sont nos plaisirs et chagrins.

- Isaac de Benserade



Palco para rir e chorar
Cama, aqui nasci aqui morrerei.
Em ti vivem como vizinhos
nossos prazeres e tristezas.
- Heterodoxidon Traidore.


In bed we laugh, in bed we cry;
And born in bed, in bed we die;
The near approach a bed may show
Of human bliss to human woe.

_ um tal Dr. Johnson






Cave amanten

sempr'ab ti

Moralidade? Se não passa de uma pequena dose de prudência.


Imoral, logo eu, que nem uma gota de prudência bebi!

Musil/Aquiles




Musil. Porta Aquiles ao mundo contemporâneo.


Conhecimento da realidade/realdade. Todos os ideais da ilustração. Diz que a sociedade para que não cheguemos a realidade.;

raiz de menos um é i.


A impossibilidade de se entrar em contato direto com a realidade.


A impossibilidade de se entrar em contato direto com a realidade. Como se cada individuo tratasse de resguardar a realidade na sacralidade. Bom, se isso já era difícil quando o contato era intermediado unicamente pela linguagem, seja a fala. Nesse momento estamos diante de um instrumento, uma ferramenta.



Não dá para tomar partido sem correr o risco de alimentar uma mentira.
Mundo que vivemos, em que

domínio do fetichismo das coisas sobre as coisas em si.

O homem não pode se ver no espelho. São muitas camadas de fantasias.

Domínio da fraseologia sobre a palavra.

Domínio da idolatria sobre sobre a mirada.

A fraseologia.
Não há substituição Cultura da imagem pela da palavra. Oclusão.

liberdade civil. Verdade, beleza, conhecimento. Livre dentro de um labirinto?